Como usar o TikTok [Guia para Iniciantes]

Confira todas as funcionalidades disponibilizadas pela rede social de vídeos curtos e aprenda, de uma vez por todas, como usar o TikTok

Amanda Machado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Imagem de celular com a tela no perfil oficial do tiktok para ilustrar o conteúdo como usar o tiktok
Como usar o TikTok [Guia para Iniciantes]. (Imagem: Hello I'm Nik / Unsplash)

O TikTok é o aplicativo destaque entre os jovens e influenciadores digitais. Mas, você sabe como usar a rede social de vídeos curtos? Por ser cheio de opções de customização e ter uma linguagem ágil, pode ser bastante complicado usá-lo. Felizmente, aqui nós explicamos tudo. Veja abaixo como usar o TikTok, um guia fácil para quem está começando a ter contato com a rede agora.

Abrindo o app

Ao abrir o TikTok pela primeira vez, você cairá na tela inicial, com as criações mais recentes de outros usuários que estão fazendo sucesso no app. O primeiro passo é criar uma conta na rede social, através do ícone de perfil no canto inferior direito da tela. Você pode criar uma conta ou usar perfis do Facebook, Twitter e Conta Google.

screenshot página para criar conta no tiktok

Criando vídeos no TikTok

Uma vez cadastrado, você está livre para criar seus próprios vídeos. Para começar a criar, basta clicar no sinal de “+” no centro da tela para abrir a ferramenta de criação.

No modo de criação, você pode captar vídeos através das câmeras do celular, definindo a duração do mesmo nas opções acima do disparador, entre 3 minutos, 15 e 60 segundos. Ou também fazer o upload de um vídeo ou imagem do seu celular. Os demais recursos na tela de criação são os seguintes:

screenshot da tela de criação de vídeos no tiktok

1. Adicionar som

Por padrão, você pode utilizar sons ambiente, mas o app recomenda o uso de músicas de sua biblioteca, por questões de direitos autorais. O nome da música e do autor são exibidos nos vídeos, bem como um link para a faixa que te permite salvar como favorito.

Dentro da biblioteca do TikTok, você vai ver as músicas separadas por categorias, além de uma seleção com as canções mais usadas por outros usuários. Se preferir, pode usar a ferramenta de busca na parte superior e procurar por uma canção ou artista específico que goste.

2. Velocidade de vídeo

Esse recurso te permite definir qual a velocidade que você quer para o seu vídeo. As velocidades variam de: 0.3x; 0.5x; 1x; 2x e 3x.

3. Filtros

Os filtros são separados por categorias e você pode gerenciá-los, deixando em evidência os filtros que mais usa e eliminando aqueles que não gosta tanto.

4. Efeitos

Aqui ficam os efeitos disponíveis pelo app separados pelas seguintes categorias: novos; divertido; vibes; tela verde; beleza; acessórios; interativo; edição; animais; realidade aumentada; eventos; e música.

5. Maquiagem

Esses são efeitos de edição para o rosto com maquiagem e filtros para aplicar batom, arquear as sobrancelhas, afinar o nariz, entre outros.

6. Temporizador

O temporizador te ajuda a definir um limite de gravação e um timer para que você não precise apertar o botão para iniciar a gravação. O timer pode ser de 3 segundos ou 10 segundos, e o vídeo do temporizador pode ter até 15 segundos.

7. Responder

Uma funcionalidade exclusiva para responder mensagens recebidas de outros vídeos publicados por você. A rede social também sugere algumas perguntas que podem ser respondidas.

8. MV

O modo “MV” permite a criação de apresentações animadas com música, onde você pode subir imagens. Se você preferir, pode também subir um vídeo de outra fonte e edita-lo dentro do app, com fundo musical, efeitos e filtros.

Após gravar um vídeo ou subir algum conteúdo da galeria do seu celular, o TikTok libera outras edições:

screenshot modo criação de vídeos tiktok

9. Ajustar clipes

Nesse espaço, você pode cortar o vídeo gravado, ou seja, editar o início e o fim para deixar da forma que deseja.

10. Efeitos de voz

O Tiktok libera diversos efeitos de voz para personalizar os vídeos. Entre os efeitos estão: microfone; megafone; robô; eco; entre outros.

11. Locução

Recurso que te permite gravar um áudio por cima do vídeo, muito utilizado em conteúdos de reações, onde na tela aparece a imagem e a narração fica ao fundo.

12. Legendas

Esse recurso do TikTok reconhece o áudio e gera legendas para que todas as pessoas acompanharem os seus vídeos. O legal é que a rede social te permite editar a legenda caso ela não reconheça e transcreva corretamente o áudio.

13. Sons, efeitos, textos e stickers

Por último, a rede social permite, mesmo após a gravação do vídeo, a inserção de sons, efeitos (em que você pode selecionar a parte que deseja que o efeito escolhido entre), textos e também stickers.

Antes de publicar, de fato, o seu vídeo no perfil, o TikTok disponibiliza um espaço para inserir legenda e selecionar uma capa para o seu conteúdo, a partir de modelos prontos.

screenshot publicação de vídeos tiktok

Outras funcionalidades da rede social

1. Descobrir

Como o próprio nome já diz, a aba é um espaço para você descobrir novos conteúdos de outros usuários da rede social. Nela, além de pesquisa na barra de busca, também é possível navegar por vídeos com efeitos, hashtags e músicas que estão populares no TikTok.

screenshot aba descobrir tiktok

2. Caixa de entrada

A Caixa de entrada do TikTok é onde ficam todas as atividades relacionadas aos seus conteúdos: curtidas; comentários; perguntas e respostas; menções ou marcações; e seguidores adquiridos. Nessa aba também é possível acompanhar atividades da própria rede social, como lives e atualizações.

screenshot aba caixa de entrada tiktok

3. Aba início

A aba “Início”, localizada no canto inferior esquerdo, corresponde ao espaço onde você consegue navegar pelos vídeos de destaque do TikTok. Nesse espaço, existem outras abas/recursos interessantes, sendo:

screenshot aba início tiktok

Busca

No canto direito superior, no ícone de lupa, você também consegue pesquisar pelos conteúdos que deseja ver, assim como na aba “Descobrir” já comentada acima.

Live

Agora, no canto esquerdo superior, onde é possível ver um ícone de televisão com o texto “Live”, há o espaço em que o TikTok te permite navegar por todas as transmissões ao vivo que estão acontecendo naquele momento.

Para você e Seguindo

Ao entrar na aba início, ela começa a mostrar os conteúdos recomendados e com mais destaque na plataforma, os chamados “Para você”, popularmente conhecida como “For you”. Ao lado dessa aba temos também a opção “Seguindo”, onde você consegue acompanhar apenas os conteúdos das pessoas que você segue no TikTok.

4. Seu perfil

Por último temos a aba de perfil na rede social. Nele é possível:

  • editar as informações e mudar a imagem de perfil em “Editar perfil”;
  • navegar pelos seus favoritos, no ícone ao lado do botão “Editar perfil”;
  • ver as pessoas que te seguem e que você segue;
  • acompanhar o total de curtidas que você tem nos seus conteúdos;
  • navegar pelas publicações feitas por você;
  • verificar os vídeos que você curtiu, no ícone de coração”;
  • ver os conteúdos criados por você e salvos no rascunho, no ícone de cadeado;
  • encontrar novos amigos, no ícone de bonequinho com sinal de mais, no canto esquerdo superior;
  • acompanhar os eventos de live no ícone de calendário no canto superior direito.
screenshot perfil tiktok

Anota aí: mais 5 dicas para aproveitar melhor o TikTok

  1. Para ver o perfil do autor de algum vídeo que gostou, basta arrastar a tela para o lado, da direita para a esquerda;
  2. Deseja ver os comentários de um vídeo que está assistindo? É só clicar no ícone de comentário (balão de conversa com três pontinhos dentro) para acompanhar tudo;
  3. Para compartilhar um vídeo com alguém, seja dentro do TikTok ou em outra rede social, ou também salvar e adicionar como favorito no seu perfil, é só clicar no ícone o WhatsApp que aparece no vídeo;
  4. Para salvar um efeito ou som, é só clicar nele e adicionar aos seus favoritos;
  5. Basta arrasta para cima para navegar por vários vídeos da sua “For you”.
screenshot como navegar pelo tiktok

Um pouquinho sobre o TikTok

O TikTok é um aplicativo de rede social para iPhone (iOS) e Android que permite aos usuários gravarem vídeos curtos, onde podem escolher um fundo musical e dublar a letra, inserir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade da forma que desejar, já que são muitas possibilidades.

O aplicativo original, que se chamava Musical.ly, permitia usar recursos de sincroniza labial, removidas quando a empresa responsável foi comprada pela ByteDance e o seu app foi fundido a outro que já se chamava TikTok.

pessoa mexendo no celular e clicando na rede social tiktok
O TikTok é um aplicativo de rede social que permite aos usuários gravarem vídeos curtos. (Imagem: Cottonbro / Pexels)

O app foi desenvolvido tendo como alvo principalmente músicos e influenciadores digitais, que rapidinho trataram de adotar e promover o TikTok para os seus fãs e seguidores. Talvez por isso, hoje, a rede social seja tão famosa entre os fãs.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Relacionados