Qual a diferença entre P2 e P3? [do P1 ao P10]
Os dois plugs tem o mesmo diâmetro. Então, qual a diferença entre P2 e P3? É o microfone… Veja a seguir
Se considerarmos os plugs P1, P2 e P10, faz sentido entender que o número diz respeito ao tamanho da bitola (da cabeça do plug). Mas, no P2 e no P3, o plug tem o mesmo diâmetro. Então, qual diabos é a diferença de um para outro? Vamos explicar aqui…
O conector é oficialmente chamado de TRS (do inglês Tip-Ring-Sleeve). Tem o formato cilíndrico e três contatos, sendo dois para o sinal e um para o aterramento do circuito. Entre os sinais, existem isolantes (linhas pretas) que evitam o contato entre eles.
Também existem conectores com dois contatos, chamado de TS (Tip-Sleeve) e com quatro contatos, chamados de TRRS (Tip-Ring-Ring-Sleeve). Quando o papo são os dispositivos de áudio, o conector TS normalmente é utilizado para transmitir sinais mono enquanto que o TRS e o TRRS são utilizados para transmitir sinais estéreo.
O conector TRRS (com quatro contatos) possui um canal de transmissão adicional, que pode ser utilizado para tanto para transmissão de áudio e vídeo, quanto para de dados de controle (aumentar ou diminuir volume, pausar e passar a música, etc.) ou para recepção do áudio captado pelo microfone do headset. TS/TRS são conhecidos como P1 (TS, TRS ou TRRS 2,5 mm), P2 (TS, TRS ou TRRS 3,5 mm) e P10 (TS ou TRS 6,35 mm).
- TS P1: Mono (1 canal de áudio);
- TRS P2: Estéreo (2 canais de áudio);
- TRRS P10: Estéreo (2 canais de áudio) e microfone.
Do P1 ao P10 por diâmetro
O plug de 3,5 mm (P2) chegou na década de 50, com dois condutores para fones de ouvido. O P2 que usamos tem aproximadamente metade do tamanho do original de 6,35 mm, do P10, e tornou-se popular nos Walkmans, que não tinham alto-falantes.
Os plugs de 2,5 mm (P1), aqueles bem fininhos, foram usados pela indústria em pequenos eletrônicos portáteis. Também foram aplicados como fontes de energia de baixa tensão e apareceram em alguns dos modelos de celulares mais antigos.
Por diâmetro, podemos definir desta forma:
- P10: 6,35mm, usado em amplificadores e instrumentos, por exemplo;
- P2: P3 3,5mm, usados em smartphones e eletrônicos de todos os tipos;
- P1: 2,5mm, menos popular, foi usado em eletrônicos muito pequenos;
Contudo, os plugs também são organizados por polegada:
- 1/4″ (P10);
- 1/8″ (P2 e P3);
- 3/32″ (P1).
Entendido isso…
Qual a diferença entre conectores P2 e P3? Se eles têm o mesmo tamanho.
A diferença entre P2 e P3
Se colocarmos lado a lado, P2 e P3, você vai perceber que o P2 mostra apenas duas linhas pretas na horizontal. Elas funcionam da seguinte forma: servem para “separar”, sem interferência, um canal de áudio do outro. O lado esquerdo do áudio fica na parte superior, o direito fica na parte do meio. Bom, e a base? É o terra, que fica na parte inferior do plug. Funciona exatamente igual ao P10. O P10 foi apenas adaptado no P2.
No plug P3, você vai perceber que ele tem três linhas pretas na horizontal. Talvez, por isso P e 3, mas não há qualquer relação com o seu diâmetro. Como no P2, as partes superiores são os canais direito e esquerdo. Já as duas partes inferiores podem ter diferentes aplicações, dependendo do aparelho que em está sendo usado. Pode-se interpretar que o microfone fica em cima do terra ou que o microfone fica em baixo.
Isso aconteceu porque as fabricantes começaram a trabalhar com fones de ouvido com microfones embutidos, principalmente em se tratando de smartphones. É fácil encontrar por aí adaptadores de P2 para P3. Isso evita que o seu aparelho não consiga identificar as posições do microfone e do terra e funcione em qualquer modelo.
Se você montou um desktop na década de 90 vai se lembrar que nos PCs e nos notebooks mais antigos, as conexões de áudio para headset eram separadas. Sendo a conexão da saída de áudio geralmente verde e a entrada do microfone rosa.
Atualmente, “todo mundo” já trabalha com o tal P3, que nada mais é que o P2 com entrada para microfone. A nova geração de notebooks e computadores também já vem com o upgrade, tendo apenas uma conexão de entrada e saída na placa de áudio.
Nos smartphones mais recentes, porém, o USB-C tem substituído as entradas P2 (ou o usual P3) fazendo os consumidores abandonarem seus fones de ouvido com esses conectores e adotando soluções com USB-C (Lightning, no iPhone) ou Bluetooth.
⚠️⚠️⚠️
P3, porém, é um nome tecnicamente incorreto, de acordo com o diâmetro do conector.
*Com informações: Edifier, Sweetwater