Início » Aplicativos e Software » Windows 10 tem problemas na busca após atualização para consertar Cortana

Windows 10 tem problemas na busca após atualização para consertar Cortana

Windows 10 não carrega processo SearchUI.exe e busca através do menu Iniciar não retorna nenhum resultado; Microsoft investiga

Felipe Ventura Por

A Microsoft atualizou o Windows 10 para resolver um problema na Cortana: o bug fazia o processo SearchUI.exe consumir muita CPU. Agora, alguns usuários relatam que esse processo simplesmente deixou de funcionar: por isso, a busca do Windows através do menu Iniciar não retorna nenhum resultado, exibindo apenas uma tela em branco. A empresa está investigando a falha.

“Buscar por qualquer coisa no menu Iniciar resulta em uma janela em branco novamente após instalar esta atualização”, afirma um usuário do Reddit. “O SearchUI.exe simplesmente nunca é iniciado, por exemplo, se você começar a digitar coisas depois de pressionar a tecla Windows”, diz outro.

Um painel da Microsoft reúne os problemas atualmente afetando o Windows 10. Nele, a empresa diz que “recebeu relatos de que alguns usuários estão tendo problemas relacionados ao menu Iniciar e ao Windows Desktop Search. No momento, estamos investigando e forneceremos uma atualização quando mais informações estiverem disponíveis”.

O problema aparece para alguns usuários após a atualização KB4515384, que veio para resolver o problema de alto consumo de CPU da Cortana no Windows 10 May 2019 Update (versão 1903). Isso ocorria apenas em PCs nos quais a busca na web através do menu Iniciar estava desativada.

Como resolver problemas na busca do Windows 10

Se a busca do Windows estiver quebrada para você, a Microsoft tem algumas recomendações neste artigo de ajuda: uma delas é seguir o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Solução de problemas, rolar a tela até o fim e clicar em Pesquisa e Indexação. Outra sugestão é usar um script do PowerShell para redefinir a pesquisa do Windows.

Windows 10

No Reddit, alguns usuários resolveram o problema rodando o Verificador de Arquivos do Sistema: basta abrir o Prompt de Comando, rodar o comando sfc /scannow e depois reiniciar o PC.

Se isso não der certo, também é possível usar o Editor de Registro. Se você quiser seguir este passo, recomendamos antes fazer um backup do PC. Então, abra o regedit e insira o caminho:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Search

Procure o item CortanaConsent e mude o valor de 1 para 0.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Michael Viveiros
Tá difícil, as contas de usuário não aparecem mais na tela de login após iniciar o sistema. Tentei resolver fazendo algumas coisas mas não deu certo, estão ocultas mesmo estando habilitadas. Mais alguém teve esse problema depois da atualização?
Michael Viveiros

Tá difícil, as contas de usuário não aparecem mais na tela de login após iniciar o sistema.
Tentei resolver fazendo algumas coisas mas não deu certo, estão ocultas mesmo estando habilitadas.
Mais alguém teve esse problema depois da atualização?

Felipe Insfran

Pra que serve o Windows Insider se toda atualização que liberam pros usuários finais tem uma cagada monstra?

paulo yan
"Windows 10 tem problemas após atualização"

Já podem deixar esse título fixo.

Queen

Não testei, mas você pode tentar, o sistema pode ser ativado mais tarde, então você pode instalar e usar tranquilamente, ou usar um kmspico da vida.

Felipe Fernandes

Dá pra ativar essa versão com uma chave do Home?

Gabriel Castro

Ee desativei pelo Regedit, ela nunca faz quando sai, mas depois de um tempo acaba instalando sózinha, nesse meu caso, fui obrigado pq queria jogar gears e n podia pq pedem a ultima att....

Alex Edelweiss
Esperar mais o que... Há uns 3 anos atrás um cara que tem um canal no YouTube chamado Barnacules Nerdgasm, que é um ex analista da Microsoft que trabalhou no Windows, postou um vídeo falando sobre essa estratégia da empresa. Simplesmente demitiu engenheiros e programadores que trabalharam no Windows durante anos e substituiu por indianos e chineses pagando 1/5 do valor da hora que ela pagaria para um americano. Deu nisso daí...
Alex Edelweiss

Esperar mais o que... Há uns 3 anos atrás um cara que tem um canal no YouTube chamado Barnacules Nerdgasm, que é um ex analista da Microsoft que trabalhou no Windows, postou um vídeo falando sobre essa estratégia da empresa. Simplesmente demitiu engenheiros e programadores que trabalharam no Windows durante anos e substituiu por indianos e chineses pagando 1/5 do valor da hora que ela pagaria para um americano. Deu nisso daí...

P. Herrera

Não obrigam nada.
É só desativar via GPO: Só pode fazer isso na versão Pro ou superior.

tuneman

instalei esse num Pentium D com 2GB de RAM e rodou incrivelmente bem! Só uso o PC pra ver filmes na TV.

Gabriel Castro

Problema q eles meio q "obrigam" comigo, msmo desativando, chega uma hora q ele faz sozinha, dessa vz tive q att pra baixar gears 5 e veio o bug do fps limitado.kkkkk

Gabriel Castro

Esse windows é top, a cada att um bug, dessa vz eu sofro com fps em games limitado a 59.haha, quando consertar ai vem outra e mete mais um bug novo

Felipe Ferraro

Windows 10, o sistema que parece final mas é um eterno Beta.

Gabriel

Nunca vão terminar de construir ¯\_(ツ)_/¯

Exibir mais comentários