Amazon Echo Show identifica produtos para pessoas com deficiência visual
Com o novo recurso, a Alexa tentará identificar produtos que não são facilmente reconhecidos pelo tato
Com o novo recurso, a Alexa tentará identificar produtos que não são facilmente reconhecidos pelo tato
A Amazon anunciou um novo recurso para tornar a Alexa mais acessível para pessoas com deficiência visual. A partir de agora, a assistente consegue informar qual objeto está sendo apontado para o Echo Show, a versão do alto-falante inteligente que possui uma tela.
Batizado de Show and Tell (“mostre e diga”, em tradução livre), o recurso permite que a Alexa analise e informe o nome de produtos que não são facilmente reconhecidos pelo tato, como alimentos enlatados e em caixas.
Para isso, basta se aproximar do Echo Show e dizer frases como “Alexa, o que estou segurando?” ou “Alexa, o que está na minha mão?”. Caso seja necessário, a assistente dará orientações em áudio para que o usuário consiga posicionar o item em frente à câmera do dispositivo.
A solução, que está disponível para usuários do Echo Show nos Estados Unidos, foi criada em conjunto com funcionários da Amazon que possuem algum tipo de deficiência visual. A empresa afirma ainda que o retorno de seus clientes foi fundamental para que a opção fosse desenvolvida.
“Ouvimos dizer que a identificação de produto pode ser um desafio e algo que os clientes queriam ajuda da Alexa”, afirmou a Amazon. “Se um cliente está escolhendo uma sacola de alimentos ou tentando determinar qual item foi deixado no balcão, queremos tornar esses momentos mais simples, ajudando a identificar esses itens e fornecendo aos clientes as informações de que precisam naquele momento”.
Este não é o único recurso de acessibilidade do Amazon Echo. O dispositivo permite fazer a Alexa falar mais devagar e destacarem atalhos como previsão do tempo, notícias e despertador na tela do Echo Show. O dispositivo oferece ainda uma opção para exibir legendas com a resposta da assistente.
Com informações: VentureBeat.