Microsoft remove Cortana do Android e iPhone em quase todos os países

Microsoft diz que Cortana não concorre mais com Google Assistente e Amazon Alexa; assistente pessoal continua no Windows 10

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Cortana no Android

A Microsoft vai encerrar o aplicativo da Cortana para iPhone e Android em quase todos os países onde ele é disponibilizado, exceto pelos EUA: a assistente pessoal deixará de funcionar nessas plataformas em 31 de janeiro de 2020, e será removida do Microsoft Launcher. Ela está sendo reposicionada por não concorrer mais com Google Assistente e Amazon Alexa.

A Cortana perderá suporte no iOS e Android nestes países: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Espanha, México, Índia e Reino Unido. Após 31 de janeiro, listas, tarefas e lembretes criados pelo usuário não funcionarão mais no aplicativo móvel nem no Microsoft Launcher, mas ainda poderão ser acessados através da Cortana para Windows 10 ou através do app Microsoft To Do — ele está disponível na web, iPhone, iPad, Android e Windows.

“Para tornar a Cortana mais útil, vamos integrá-la mais profundamente aos apps de produtividade do Microsoft 365, e parte dessa evolução envolve encerrar o suporte ao aplicativo móvel no Android e iOS”, explica a empresa em comunicado ao The Verge. O app foi lançado em 2015.

Microsoft: Cortana não concorre com Google nem Alexa

No início do ano, o CEO Satya Nadella disse que a Microsoft não vê mais a Cortana como concorrente da Alexa ou do Google Assistente: em vez disso, ela “precisa ser uma habilidade para quem é assinante do Microsoft 365”, serviço que reúne a suíte Office 365 e o Windows 10.

De fato, a assistente vem se integrando a aplicativos como o Outlook para iOS e Android: ela pode ler e-mails e convites em voz alta; marcar reuniões analisando a sua agenda e de seus colegas de trabalho, a fim de encontrar um horário vago; e gerar um resumo diário com eventos e documentos importantes.

No final de 2018, a Cortana foi transferida da divisão de Inteligência Artificial da Microsoft para a área de Experiências e Dispositivos, que engloba Windows, Office e produtos de hardware.

A Cortana ainda estará disponível no Windows 10, porém de forma mais limitada. No May 2019 Update, ela foi desacoplada da busca do sistema, e agora ocupa um botão separado na barra de tarefas. No futuro, a assistente também ficará separada em um app próprio, já disponível para participantes do programa Insider.

No October 2019 Update, o Windows 10 é capaz de rodar outras assistentes de voz na tela de bloqueio, além da Cortana. A Microsoft criou uma skill que permite realizar chamadas via Skype através da Alexa, e vem testando integrar a assistente da Amazon ao Xbox One.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Tecnocast 129 – Assistentes pessoais e casa conectada

Tirem as assistentes da sala! No programa de hoje falamos sobre os novos devices que estão desembarcando no Brasil, com a premissa de facilitar as nossas vidas (mesmo que seja só para abrir as suas cortinas pela manhã). Sim, estou falando dos falantes inteligentes do Google e da Amazon.

No segundo bloco comentamos a aquisição da Fitbit, que foi arrematada por 2,1 bilhões de dólares. O que será que o Google pretende fazer com ela? Dá o play e vem com a gente!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados