Chrome agora conta oficialmente com controles de música e vídeo

Controles de mídia do Chrome foram anunciados no fim de 2019, mas não estavam ativos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome - controles de mídia

No final de 2019, o Google Chrome ganhou um recurso “secreto”: se você mexesse nas configurações do navegador, conseguiria fazê-lo exibir um player de mídia. Porém, nesta quinta-feira (16), o Google anunciou que essa interessante funcionalidade agora faz parte dos recursos oficiais do browser.

O player é relativamente discreto e aparece apenas se você clicar no ícone correspondente que surge à direita da barra de endereços sempre que uma aba estiver reproduzindo áudio ou vídeo. Por meio da funcionalidade, você pode voltar, pausar ou pular uma música, por exemplo.

A novidade funciona com numerosos serviços, entre eles, YouTube, Vimeo, Spotify e Deezer. Se mais de um serviço estiver reproduzindo conteúdo de mídia, o Chrome será capaz de exibir, na mesma janela, um player para cada um deles.

Esse recurso é útil, por exemplo, pra quando você precisa pausar a reprodução de uma música rapidamente, mas não se lembra de qual aba ela vem.

Os controles de mídia estão disponíveis pelo menos desde agosto para Chrome OS e, no mês passado, chegaram às versões do navegador para Windows, macOS e Linux. Mas, por alguma razão, o Google apagou o anúncio oficial na ocasião. Desde então, só era possível ativar o player alterando um parâmetro de configuração do Chrome.

Isso ficou no passado. As atualizações do navegador liberadas a partir desta semana trarão o player de mídia como recurso nativo (não requer nenhuma configuração especial). E não se preocupe: se você não curtir a novidade, poderá desativá-la sempre que quiser.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados