Motorola ultrapassa 100 milhões de Moto G vendidos no mundo todo

Motorola vendeu 40 milhões de Moto G no Brasil desde seu lançamento em 2013; empresa era do Google e foi para Lenovo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Moto G

Moto G de 1ª geração

A Motorola afirma que a linha Moto G ultrapassou 100 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro, dos quais 40 milhões foram comercializados no Brasil. Isso inclui desde o primeiro modelo, lançado pelo Google, até o Moto G8 Plus mais recente. A Lenovo adotou uma estratégia de aumentar o número de variantes — Play, Plus, Power — que ajudou a fabricante a sair do prejuízo.

A linha Moto G foi lançada no final de 2013, na época em que o Google ainda era dono da Motorola, com a proposta de oferecer preço acessível, bom desempenho e atualizações garantidas do Android. A estratégia mudou depois que a Lenovo assumiu a empresa, mas a marca de celulares continuou sendo bem-sucedida.

Nestes seis anos de história, a linha Moto G teve aproximadamente 20 modelos diferentes, sem levar em conta as versões com TV digital ou com capinhas adicionais. Por exemplo, o Google lançou o Moto G e, meses depois, apresentou uma versão separada com 4G e com entrada para microSD.

Moto G6 Plus

Moto G6 Plus

Motorola deve lançar Moto G8, G8 Power e G Stylus

E, como você sabe, o número de variantes vem crescendo ao longo dos anos, especialmente após a Lenovo assumir o comando da Motorola. O Moto G4 teve versões Play e Plus; o Moto G5 foi acompanhado pelo Moto G5S; e o Moto G7 ganhou uma opção Power com mais bateria.

Isso deve se intensificar em 2020. A Motorola já lançou o Moto G8 Play e G8 Plus; para este ano, ela prepara o Moto G8, Moto G8 Power com bateria de 5.000 mAh, e Moto G Stylus com caneta.

A estratégia de lançar mais smartphones vem dando certo: a fabricante teve lucro por quatro trimestres consecutivos sob o comando do brasileiro Sergio Buniac, após anos de perdas. Vale lembrar que a Motorola dava prejuízo na época do Google, um dos motivos pelos quais a gigante das buscas se desfez dela.

Estes são os diferentes modelos do Moto G lançados de 2013 até hoje; esquecemos algum?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados