Como ativar a verificação em duas etapas no Outlook
A autenticação em dois fatores da conta Microsoft reforça a segurança do Outlook e serviços da empresa ao adicionar uma verificação de identidade extra
A autenticação em dois fatores da conta Microsoft reforça a segurança do Outlook e serviços da empresa ao adicionar uma verificação de identidade extra
Para ativar a autenticação de duas etapas do Outlook é preciso entrar nas configurações de conta da Microsoft, iniciar o processo de verificação 2FA e escolher uma forma de confirmar a identidade. O processo pode ser feito pelo PC ou celular.
O usuário do Outlook pode optar por um e-mail secundário, um número de telefone ou um aplicativo autenticador (como o Google Authenticator) como forma de autenticação em duas etapas.
A seguir, veja como ativar verificação em duas etapas do Outlook pelo navegador de seu computador ou smartphone.
Acesse o outlook.com pelo navegador de seu PC ou celular, visto que o processo é o mesmo em ambos os dispositivos. Em seguida, clique na opção “Entrar”.
Faça o login da sua conta Outlook ao inserir o e-mail, telefone ou Skype antes de tocar em avançar. Digite a senha na tela seguinte para realizar o acesso.
Clique no ícone de avatar (localizado no canto superior direito da tela) e escolha “A minha conta Microsoft” na janela expandida.
Vá até a aba “Segurança” e clique em “Opções avançadas de segurança”.
Desça a tela até a seção “Segurança adicional” e clique em “Ativar” na verificação em dois passos da conta Microsoft.
Clique em “Seguinte” para iniciar a configuração da verificação em dois passos da conta Microsoft.
Defina se vai verificar a identidade com um e-mail, número de telefone ou aplicativo autenticador. Quem escolher um endereço eletrônico secundário terá que digitar o e-mail no segundo campo antes de clicar em “Seguinte”.
Insira o código de confirmação recebido no e-mail secundário. Em seguida, clique em “Seguinte” para ativar a verificação em duas etapas do Outlook.
A verificação de duas etapas do Outlook reforça a segurança da conta ao adicionar uma etapa extra de autenticação além da senha. Com esse recurso de proteção, o Outlook exigirá os dados de login (nome de usuário e senha) e a segunda forma de verificação adotada para que o acesso à conta seja permitido.
E como consequência, a autenticação de dois fatores vai dificultar a vida de um cibercriminoso que tentar invadir sua conta Outlook ou alterar sua senha por um dispositivo não confiável.
Para ativar a verificação em duas etapas do Outlook será necessário definir um tipo de confirmação de identidade. A Microsoft oferece três escolhas para o usuário:
Sim. Contudo, usar SMS como autenticação em duas etapas é o método menos recomendado, já que o código pode ser interceptado por falhas de segurança na rede ou na operadora. Recomenda-se usar um aplicativo autenticador ou um e-mail secundário.
Fato é que ativar a autenticação de dois fatores vai aumentar drasticamente a proteção, independentemente da forma escolhida. O token de segurança pode impedir o acesso à conta em dispositivos desconhecidos ou mesmo proteger o perfil caso algum invasor tente alterar a senha do Outlook de uma pessoa.
Sim, embora a prática não seja recomendada. Basta entrar nas configurações da sua conta Microsoft, clicar em “Opções avançadas de segurança” dentro da aba “Segurança”, escolher “Desligar” na verificação em dois passos e confirmar a ação no pop-up que abrir.