Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]
Pagamento por aproximação é seguro e ajuda a não ter contato físico com o caixa ou a máquina de cartão; conheça algumas opções
Você já arrisca sair de casa sem a carteira? Dependendo do estabelecimento que vou, não levo nada além do celular — que contém os cartões e a CNH digitais. Além de ser seguro e rápido, o pagamento por aproximação (contactless) ajuda a evitar o contato físico com o cobrador ou com a máquina do cartão — é o método recomendado pela OMS para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19). Conheça algumas formas de pagar por aproximação.
1. Google Pay
O método de pagamento por aproximação do Google usa a tecnologia NFC presente em smartphones Android para funcionar. Após cadastrar o cartão no aplicativo, já é possível realizar os pagamentos sem o cartão físico, apenas desbloqueando o telefone.
2. Apple Pay
A solução para usuários de iPhone é usar o Apple Pay. A fabricante foi a primeira a implementar a modalidade nos telefones, desde o iPhone 6, de 2014, mas demorou para lançar de vez no Brasil. O funcionamento é o mesmo que no Google Pay: cadastre o cartão, ative e comece usar.
3. Samsung Pay
A Samsung tem duas formas para pagamento por aproximação: a primeira é que usa a tecnologia NFC, enquanto a segunda é chamada de MST (transmissão magnética segura).
Esse método alternativo simula a tarja de um cartão magnético e não exige que o terminal ou máquina de cartão estejam habilitados com NFC para funcionar. Portanto, é mais abrangente.
4. Cartões habilitados
Ainda que não tenha o celular para usar uma das carteiras digitais acima, alguns cartões já contam com o chip de NFC embutido. Como exemplos cito os cartões do Nubank e C6 Bank. Talvez seja necessário ativar o recurso nas configurações do aplicativo.
Para saber se seu cartão suporta o NFC, basta observar o símbolo da tecnologia impresso em algum dos lados.
Como saber se posso usar o pagamento por aproximação?
Para usar o pagamento por aproximação é preciso considerar três pontos:
- Se o celular tem suporte à tecnologia NFC (ou MST também para aparelhos da Samsung). Nos dispositivos Android, é comum que o chip venha apenas em aparelhos mais caros;
- Verificar se o cartão é aceito em uma das carteiras (Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay). É necessário que a emissora do cartão tenha contrato com a fabricante do celular para fornecer suporte ao pagamento por aproximação;
- Encontrar terminal com suporte ao NFC (exceto tecnologia MST da Samsung): para usar o pagamento por aproximação, a máquina com a qual o celular se comunicará também precisa ter o chip habilitado.
5. Métodos alternativos: pagamento com QR Code
Outra maneira de conseguir pagar sem gerar contato físico é com a leitura de códigos QR.
Diversos bancos e carteiras digitais aderiram a esta modalidade, como uma alternativa ao pagamento por aproximação: PicPay, Iti do Itaú, Mercado Pago, banco Next, Ame Digital (para Lojas Americanas), iFood, Rappi, entre outros.
A solução consiste em usar a câmera do celular para escanear um o código QR de um estabelecimento e assim pagar sem encostar na máquina ou entregar seu cartão para algum atendente.