O Procon do Estado do Rio de Janeiro anunciou a abertura de uma investigação preliminar contra os Correios nesta segunda-feira (25). A apuração é instaurada pela autarquia após mais de 300 reclamações sobre problemas nas entregas, cobranças indevidas e qualidade no atendimento ao cliente no estado fluminense.
- Os melhores apps para rastrear encomendas internacionais
- 7 apps de rastreamento dos Correios com recursos extras
Diversas reclamações contra os Correios surgiram nos últimos meses. De acordo com o órgão de defesa ao consumidor, entre 27 de fevereiro e 15 de maio, 305 demandas foram abertas contra a empresa. Os relatos são resumidos em queixas sobre “produto não entregue, extraviado ou avariado, cobrança indevida e qualidade de atendimento”.
Devido aos protestos, a autarquia estadual instaurou uma investigação preliminar contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Em comunicado à imprensa, o Procon RJ afirma que a empresa de logística tem até dez dias para se manifestar em relação às reclamações dos consumidores e aos impactos causados pela COVID-19 (novo coronavírus) nas atividades do Correios, além de outros questionamentos do órgão.
Ainda de acordo com o Procon estadual, “no caso de esclarecimentos insatisfatórios por parte da empresa, após o recebimento das informações e documentações pertinentes enviada pela empresa, é possível a abertura de Ato Sancionatório ou instauração de Ação Civil Pública que podem resultar em multa de até R$ 10 milhões e outras penalidades para a empresa”.
Em nota enviada ao G1 neste sábado (23), os Correios afirmam que estão operando de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e que adotaram medidas para regularizar o serviço de entrega no estado:
“Os Correios receberam a notificação do Procon. O assunto está sendo conduzido pelo área jurídica da empresa. Reiteramos que para regularizar as entregas no município, desde o fim de abril estão ocorrendo mutirões nos finais de semana. Além disso, houve reforço no efetivo e a contratação de mão de obra terceirizada”.
Em março, devido à pandemia, os Correios suspenderam alguns serviços. As entregas também foram adaptadas para evitar o contágio da doença.
O Procon RJ ainda anunciou que fornecerá apoio institucional ao Procon de Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, “para atuar junto à empresa em função do grande número de demandas que o órgão também recebeu”.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
“Destinatário ausente”
Eu tenho uma pequena encomenda há quase 2 meses e meio vindo de São Luís/MA até minha cidade (cerca de 650 KM de distância).
Esse CTE Benfica é famoso na internet pelos relatos de extravio de encomendas, parece que tem um buraco negro lá.
O serviço do correio no RJ está impraticável.
Tenho 2 compras presas no “limbo” do CTE Benfica.
Abre reclamação e não tem nenhum tipo de retorno. Tem que esperar a boa vontade.
As vezes os idiotas não atualizam… Já tive coisa que chegou e até uns 5 meses depois não tinha sido atualizado.
Se eu fosse um politic… digo, pilantra, eu poderia ganho mais de 4 mil em ressarcimento.