Apple Watch não terá mais force touch a partir do watchOS 7

A mudança no watchOS 7 pode indicar que o próximo Apple Watch seguirá o caminho dos últimos iPhones e não utilizará o Force Touch

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Watch Series 4 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Apple divulgou um novo documento com guias para os aplicativos do watchOS 7, onde deixa claro que o Force Touch não será mais utilizado a partir desta versão do sistema operacional móvel que roda no Apple Watch. A remoção do recurso segue o que aconteceu com toda a linha do iPhone 11.

O Force Touch do Apple Watch foi onde a Apple começou a mostrar que telas capacitivas de vidro poderiam detectar a pressão exercida, oferecendo recursos extras quando o usuário pressiona o display como limpar todas as notificações de uma só vez, para customizar a aparência do watchface ou acessar menus secundários em diversas partes do sistema.

Tudo isso mudará com o watchOS 7, que deve chegar aos usuários a partir de setembro deste ano. O documento com os guias para o desenvolvimento dos aplicativos para o Apple Watch diz que as ações que exigem a pressão do dedo na tela precisam estar em outro lugar, que pode abrir mais telas de ajustes do que existem atualmente.

Um ponto que chama atenção é que a mudança pode sugerir que o próximo Apple Watch Series 6 pode não trazer o Force Touch implementado, eliminando a camada da tela que responde ao método de entrada com força. É exatamente o que aconteceu no iPhone XR e que depois foi replicado em toda a linha do iPhone 11, que não utilizam mais esta parte do display.

No iOS a substituição do toque com força acontece com um nome mercadológico de Haptic Touch, que você pode chamar de “toque por mais tempo na tela”.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados