Início » Aplicativos e Software » Instagram corrige “bug” que ativa indicador de câmera ligada no iOS 14

Instagram corrige “bug” que ativa indicador de câmera ligada no iOS 14

Falha do Instagram aciona indicador de câmera ligada no iOS 14 mesmo sem usá-la; bug será corrigido, segundo rede social

Bruno Gall De Blasi Por

O Instagram disse neste sábado (25) que irá corrigir o “bug” que ativa o indicador de câmera ligada do iOS 14. Conforme relatado por usuários da rede social nas últimas semanas, o novo recurso de privacidade do sistema operacional da Apple é acionado ao utilizar o app mesmo quando a câmera e o microfone não estão em uso.

Instagram corrige "bug" que ativa indicador de câmera ligada no iOS 14 (Foto: Pixabay)

A função do iOS 14 é ativada enquanto o aplicativo de rede social está em uso. Pelo Twitter no último dia 17, um usuário do Instagram com a nova versão do sistema operacional instalada mostra que o sinal verde aparece na barra de status do iPhone durante a visualização de publicações no feed.

Ao The Verge, neste sábado (25), um porta-voz do Instagram explicou que a aparição do indicador de câmera ligada se trata de um comportamento inesperado, ou seja, uma falha no aplicativo. Ainda de acordo com a rede social, o bug está sendo corrigido pelos desenvolvedores da rede social.

“Somente acessamos sua câmera quando você solicita – por exemplo, ao deslizar do Feed para a Câmera. Descobrimos e estamos corrigindo um bug no iOS 14 Beta que indica erroneamente que algumas pessoas estão usando a câmera quando não estão. Não acessamos sua câmera nesses casos e nenhum conteúdo é gravado”, afirmam.

Em novembro de 2019, uma falha no aplicativo do Facebook para iPhone que ativava a câmera e o microfone do celular foi descoberta por usuários da plataforma ao abrir uma foto em tela cheia em celulares com algumas versões do iOS 13. O bug foi corrigido pela rede social logo após os relatos.

Bug do Instagram aciona indicador de câmera ligada no iOS 14 (Foto: Reprodução/Twitter/@KevDoy)

iOS 14 tem novos recursos de privacidade

Apresentado durante a WWDC 2020, no final de junho, o iOS 14 traz novos recursos para garantir a privacidade dos usuários em seu leque de novidades. Entre eles estão os indicadores que aparecem na parte superior da tela para revelar se algum aplicativo está usando recursos como câmera e microfone do smartphone.

A nova versão do sistema operacional para iPhone também dedurou outros aplicativos por bisbilhotar o que o usuário copiou no celular, como o TikTok e o Reddit. No começo de julho, o LinkedIn chegou a ser processado nos Estados Unidos por acessar a área de transferência do iOS 14.

O sucessor do iOS 13 ainda apresentará um resumo com as práticas de privacidade de cada desenvolvedor na App Store e traz novas funções, como widgets na tela inicial, App Library, Picture in Picture (PiP), App Clips e mais. Atualmente em testes, a nova versão do sistema estará disponível para iPhone 6S e mais recentes até o fim do ano.

Com informações: The Verge e Twitter (@KevDoy)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Cardoso (@andre)

Ai esse russos e chineses roubando meus dados!

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Essa gente é muito cara de pau!! Inacreditável…

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Aí deve estar o motivo desses apps do Facebook consumirem mais bateria do que precisam.

Sammy (@Sammy)

E depois uns users daqui se ofenderam quando ironizei o fato da luz da câmera poder ser dibrada, mas nem perco meu tempo mais haha. Aceitem, qualquer sistema é hackiavel, não importa o quão você confie no tal hardware ou software dessa empresa.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Eu não participei desta discussão anterior, mas se tu fala da luz da câmera, isso é em Laptop. Em celular iPhone, foco da matéria, não existe luz da câmera. Então acredito que sejam situações diferentes.

No iPhone a indicação é somente via software, mais vulnerável a mutreta e o iOS 14 parece que vai trazer mais confiabilidade neste alerta.

Sammy (@Sammy)

A discussão anterior foi no OS do Mac, dizem que é impossível a câmera ativar sem acender a luz por causa do hardware, eu só citei no meu comentário por ter relação com a Apple.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Pois é, achei que era o caso. Ainda acho que lá encrenca é maior, realmente é a luz física da câmera. Não é bem o mesmo caso aqui.

Mas não garanto nada daquela luz física também.