Início » Computador » Thermal Throttling: por que o calor deixa o seu PC lento?

Thermal Throttling: por que o calor deixa o seu PC lento?

O chamado Thermal Throttling ou limitação de processamento é uma proteção térmica criada para manter o PC funcionando

Melissa Cruz Cossetti Por

O chamado Thermal Throttling ou limitação de processamento é uma proteção térmica criada para manter o computador funcionando, quando em uma faixa específica (e alta) de temperatura. Esse excesso de calor acontece por vários motivos como superaquecimento por bloqueio de saídas de ar, muita tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, problemas com driver desatualizado da placa de vídeo ou com a BIOS.

Processadores e Thermal Throttling - Imagem: Agung Raharja/Unsplash

O que é Thermal Throttling?

De acordo com a Intel, fabricante dos processadores Intel® Core™, há dois modos de proteção térmica: throttling (reduzindo o clock) e desligamento automático.

Quando um núcleo excede a temperatura ajustada e recomendada, o processador começar a reduzir a potência (ativa o throttling) para trazer a temperatura de volta ao que é ideal. Essa temperatura ideal pode variar de acordo com as configurações.

Se as condições forem tão severas que a limitação do throttling se mostra incapaz de manter a temperatura baixa, como uma falha da solução térmica ou um conjunto de problemas associados (saídas de ar obstruídas, tarefas acumuladas e falta de update), o processador opta por desligar automaticamente para impedir um dano permanente.

Ou seja, o calor provocado pelo processamento (somado ao calor de ambientes quentes) pode deixar o seu PC lento em função da proteção térmica, o Throttling.

Sintomas de superaquecimento do PC

A Intel oferece, ainda, uma lista de sintomas e sinais de superaquecimento no PC.

  • O PC liga, mas desliga automaticamente após curto período de tempo;
  • A frequência operacional relatada da CPU é menor do que o esperado;
  • Evidência de aceleração da CPU;
  • Lentidão geral do sistema;
  • O ruído do ventilador da CPU/sistema está em excesso (cooler barulhento).

Links que podem ajudar:

Atingir a temperatura máxima é um problema grave?

Ainda de acordo com a Intel, não necessariamente. Alguns processadores usam a tecnologia Turbo Boost que permite que operem com alta frequência por um período de tempo (curto e sem overclock). E quando o processador está operando em (ou próximo de) sua frequência máxima, é possível que a temperatura suba rapidamente.

Processadores e Thermal Throttling - Imagem: Christian Wiediger/Unsplash

E o overcloking?

O overclocking é um processo que pode danificar componentes, especialmente se o hardware não tiver sido projetado para isso ou se você exagerar na brincadeira. Você só deve fazer o overclock se não tiver problemas com a possibilidade de danificar algo.

Se você estiver procurando aumentar o seu desempenho em jogos, por exemplo, pode procurar mais informações sobre overclock de placas gráficas, sempre com cuidado.

Palavras da Microsoft:

Os notebooks não são candidatos muito bons para overclocking, já que as suas capacidades de refrigeração são limitadas. Você terá aumentos de desempenho muito melhores em um computador desktop onde você pode controlar melhor a temperatura.

A Dell também tem uma série de dicas sobre superaquecimento, que vale assistir.

Como identificar se seu PC está Superaquecendo

5 Dicas para evitar Superaquecimento em Notebooks

Logo, estar em um ambiente fresco e respeitar os limite da sua máquina, pode ajudar.

Com informações: Intel 1, 2, Microsoft e Dell

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação