Como usar LaTeX para escrever artigos científicos
Foque no conteúdo; o editor LaTeX formata seu texto no leiaute que desejar e pare de travar briga com o Word e editores WYSIWYG
Escrever um texto acadêmico já constitui pressão e estresse suficientes por uns bons meses. Saiba como usar o Latex para escrever artigos científicos de forma prática e efetiva, sem se preocupar com a formatação.
O que é LaTeX
LaTeX é um sistema ou programa de marcação para a editoração de documentos de alta qualidade tipográfica, específico para a elaboração de textos científicos. Trata-se de um conjunto de macros ou marcações para o processador de textos TeX.
Contudo, antes de pensar em desinstalar algum programa, um aviso: o LaTeX não é um processador de texto do tipo OpenOffice ou o Word do Office.
Formatação LaTeX
Ao contrário dos sistemas WYSIWYG, o conceito do LaTeX é visualizar a apresentação do resultado final do texto apenas após a preparação do mesmo, evitando assim distracções quanto à forma durante a preparação do conteúdo.
Depois de produzido o documento é possível obtê-lo em diversos formatos entre eles os formatos PDF, PS, HTML, ABNT, duas colunas e muito mais.
Vantagens em usar editor LaTeX
- Algoritmo avançado do TeX, que permite criar documentos de aparência verdadeiramente profissional;
- Ausência de bugs;
- Encoraja as pessoas a concentrar suas atenções no conteúdo e na distribuição lógica das ideias, e não na aparência;
- As versões dos arquivos na plataforma não sofrem de incompatibilidade. Ou seja, um arquivo salvo em TeX, no dia da sua criação em 1978 – sim, ele é um senhor já – pode ser acessado e aberto hoje sem qualquer problema;
- Os documentos em TeX são leves e de fácil exportação;
- É possível utilizar o LaTeX sem efetivamente aprender muitos comandos;
- Edição de fórmulas matemáticas robusta e apresentação visualmente agradável;
- Estruturas tipográficas complexas como bibliografia, tabela de conteúdo e citações estão abstraídas, podendo ser geradas facilmente e de forma consistente ao longo do documento;
- É possível editar e imprimir mesmo em um computador remoto, através de uma sessão SSH ou telnet. O processador também não precisa trabalhar durante o tempo todo para criar a formatação do documento;
- Ideal para documentos com grande número de páginas, devido à maior leveza dos documentos de edição (documento de texto) e à maior confiança proporcionada ao nível da formatação;
- Templates mais consistentes e seguros;
- Possibilidade de incorporação vídeos, áudio e animações.
Como usar editores LaTeX
Os documentos escritos para o LaTeX estão em texto simples, sem qualquer formatação. Nesse sentido, é possível escrever documentos para o LaTeX em qualquer editor de texto, mesmo nos mais simples graficamente, como o Vi ou o Bloco de Notas. No entanto recomenda-se a utilização de programas específicos, muitos deles software livre.
OverLeaf
OverLeaf é uma ótima ferramenta de edição de LaTeX online é o Overleaf. Entre os principais recursos do Overleaf estão a capacidade de colaborar com os membros de sua equipe em trabalhos técnicos ou acadêmicos em tempo real.
Plataforma: web.
Preços: Teste grátis, ou US $ 9/mês (apenas um colaborador), US $ 15/mês (10 colaboradores), $ 30/mês (colaboradores ilimitados)*.
TeXMaker
TeXmaker é uma das mais populares soluções multi-plataforma de código aberto para edição de LaTeX. Esta ferramenta está disponível para todas as plataformas principais e possui recursos que são um ótimo caso para qualquer editor de texto LaTeX.
Plataformas: Windows, Mac OS X e Linux.
Preço: gratuito.
TeXnicCenter
TeXnicCenter é outro grande editor LaTeX desenvolvido especificamente para o sistema operacional Windows. Por ser executado no Windows, o TeXnicCenter usa a distribuição de composição tipográfica MiKTeX da Microsoft, o que torna mais fácil para o Microsoft Word processar documentos LaTeX.
Plataforma: Windows.
Preço: gratuito.
LyX
LyX é um editor de código aberto que está entre os editores de LaTeX mais populares no momento, com suporte para muitos recursos modernos e exclusivos. Ele enfatiza a abordagem de escrita WYSIWYM, com uma interface simples baseada em GUI.
Plataformas: Windows, macOS e Linux.
Preço: gratuito.
TeXstudio
TeXstudio é outro editor de LaTeX de código aberto e multiplataforma, bastante popular entre a academia. Embora a interface possa parecer muito semelhante ao TeXmaker, recursos adicionais como contagem de palavras de documento, análise de contagem de frequência e muito mais o tornaram uma ferramenta de edição LaTeX completa e independente.
Plataformas: Windows, Mac OS X, Linux e FreeBSD.
Preço: gratuito.
Agora é escolher uma plataforma pra chamar de sua e deixar que ela otimize sua vida acadêmica. Boa pesquisa.
Com informações: UFSC, Mettzer, Beebom
*Preços consultados em 17/11/2020.