A Anatel homologou o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra nesta segunda-feira (7) e confirmou algo polêmico: os três modelos da Samsung serão vendidos no Brasil sem carregador e sem fone de ouvido na caixa. A Apple lançou o iPhone 12 sem fone e adaptador de tomada inclusos, e retirou os acessórios do iPhone 11, XR e SE; ela esperava que outras fabricantes seguissem o exemplo, o que de fato aconteceu.
Carregador da Samsung (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
O Tecnoblog consultou os documentos de homologação do SM-G991B/DS, que seria o Galaxy S21; SM-G996B/DS, o Galaxy S21+; e SM-G998B/DS, o Galaxy S21 Ultra. A Samsung pode decidir usar outro nome (S30?), mas já definiu que nenhum dos três virá com carregador e fone.
“O telefone celular não será comercializado com fonte de alimentação”, diz a documentação dos três modelos na Anatel. Eles foram testados com dois adaptadores diferentes, ambos de 25 W. Além disso, temos o seguinte: “o telefone celular não será comercializado com fones de ouvido”.
Documento confirma Galaxy S21 sem carregador e fone (Imagem: Reprodução/Anatel)
Rumores diziam que a Samsung cogitava lançar, a partir de 2021, celulares sem adaptador e sem fone na caixa. Ela já iria começar a fazer isso com a linha S21, algo confirmado pela homologação no Brasil.
Vale notar que a página oficial da Samsung Caribe no Facebook publicou uma indireta à Apple em outubro, dizendo: “seu Galaxy oferece tudo o que você procura, desde as coisas mais básicas como um carregador”. O post foi apagado pouco tempo depois.
Já vimos isso antes: no início de 2019, a Samsung removeu anúncios do YouTube que criticavam a Apple por lançar iPhones sem entrada para fone de ouvido. Alguns meses depois, ela anunciou o Galaxy Note 10 e Note 10+, ambos sem o conector de 3,5 mm.
Samsung deu indireta para Apple (Imagem: Reprodução/Facebook)
Apple vende iPhone sem carregador
A Apple causou um alvoroço durante o lançamento do iPhone 12 ao explicar que não iria mais incluir o carregador e os fones EarPods na caixa; o mesmo vale para o iPhone 11, XR, SE e Apple Watch. A empresa argumenta que isso é uma medida para reduzir a geração de lixo eletrônico e proteger o meio ambiente, pois muitos clientes já têm os acessórios em casa.
“Ao todo, as mudanças que fizemos para iPhone 12 e Apple Watch cortaram mais de 2 milhões de toneladas em emissões de carbono, o equivalente a remover 500 mil carros das estradas por ano”, disse a Apple em novembro. “Esperamos que outros sigam o nosso exemplo.” Parece que a Samsung atendeu a esse pedido.
Caixa menor do iPhone 12 e 12 Pro (Imagem: Divulgação/Apple)
A explicação da Apple não convenceu todo mundo. Vale lembrar que ela vende o iPhone 12 em duas caixas na França, pois é obrigada por lei a incluir fones de ouvido. Além disso, o aparelho vem com cabo USB-C, enquanto a maioria dos iPhones trazia um adaptador USB-A (com exceção do iPhone 11 Pro e Pro Max).
A empresa foi questionada pelo Procon-SP e pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). Em São Paulo, ela poderá ser obrigada a fornecer o adaptador: “os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”, diz Fernando Capez, diretor executivo do Procon.
Em comunicado exclusivo ao Tecnoblog, a Apple afirma que os clientes poderão usar carregadores de outras marcas sem que isso afete a garantia original de fábrica dos iPhones, desde que os acessórios sejam homologados pela Anatel.
Colaborou: Everton Favretto. Atualizado às 18h30.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Alô? É do Procon?
Apple mais uma vez abriu a caixa de pandora. Tarde pra se lamentar.
Mas é ÓBVIO, se a Apple faz, todas as concorrentes também fazem, tomem como exemplo o jack 3.5mm para fone de ouvido que todas as marcas retiraram de seus aparelhos, salve poucas exceções. E podem chorar à vontade, se esse for o futuro que as grandes fabricantes estão almejando não há Procon que mude essa realidade.
Se realmente houver redução no preço de lançamento (como reportado aqui) até pode fazer sentido.
Samsung é sempre assim. Faz piada com um lançamento da Apple e logo depois copia.
Pode ter certeza que não vai ter redução nenhuma no preço, pois lançam aqui aparelhos com preços super inflados que perdem quase metade do valor em 6 meses.
Em celular de rico tudo bem. Não pode parar de vir esses acessórios em celular de pobre.
E o pior, de quem é a culpa?
dos bestas que compram ao invés de boicotar ou da Apple que sempre dá o pontapé inicial?
Alguém pelo amor de Deus organize uma campanha de boicote a essas empresas que tentam nos fazer de palhaço. É triste ver que as empresas começam a reduzir custos sem benefício algum aos usuários porque os fãs da marca aceitam de mão beijada.
Vai vir redução no preço sim…
assim como reduziram o preço dos aparelhos sem entrada P2
NÃO PASSOU NEM 03 MESES DA ZUAÇÃO!! Agora vamos ver o boicote! ou não rs
O temor apenas se confirmou. Mas cara? Não deixaram passar nem sequer 1 ano!Que vergonha ! Inaceitável. Quando é apenas uma marca com tal prática da até pra tentar boicotar. Mas duas? E logo das melhores marcas do mercado? É querer amordaçar o consumidor ,mesmo. Que os órgãos de defesa do consumidor possam agir . Os pseudos neoliberais e defensores do livre mercado que esperneiem.
Samsung é odiosa mesmo. Faz piada, chacota, mas na primeira oportunidade copia a ideia da Apple.
Vai fazer como rolam os pacotes de biscoito. Diminuem 40% do tamanho e mantem o mesmo valor (vão jogar a cal da inflação/dolar pra tentar jogar que o preço que dá pra fazer é esse sem os acessórios. Lamentável)
É muito simples, não ter carregador incomoda, atrapalha ou não há redução de preço que justifique? Não compre, simples assim. Geralmente fazem com modelos os quais quem compra não está dando a mínima para o preço, pode pagar mais 200 reais por um carregador, caso ache necessário. Eu não tenho dinheiro e, se tivesse, não teria a intenção de comprar um celular tão caro, ainda mais percebendo que qualquer coisa que precise usar no celular, fora ele próprio, eu tenho que pagar mais. Não tem entrada pra cartão SD para que você assine a nuvem deles, não tem fone de ouvido para que você se sinta empolgado em comprar um fone bluetooth deles, por até 1000 reais, não colocam carregador na caixa para que você possa dispender mais uns 200 reais para que você possa fazer o mais simples e necessário: carregar o celular. Eu não sou o perfil de consumidor que eles procuram alcançar. E se retiram coisas básicas que sempre vieram nos aparelhos, só para que eu gaste mais, jamais seria consumidor desses modelos. Quem quiser compra.
Ora ora… O mundo gira, e vacilão roda.
Como sempre zombou da Apple e na primeira oportunidade fez igual, Samsung sempre faz isso desde antes da entrada P2, só que; se a Apple vai ser obrigada pelo procon-sp a fornecer o carregador a por analogia a Samsung tbm será, o futuro do consumidor sem os órgãos de defesa seria trágico, sem contar que o S20 e S20+ serão de “Prastico”
Achei que a sanguessuga Maria vai com as outras iria demorar um pouco pra fazer isso, mas pelo jeito não. Agora é esperar as outras aderirem às práticas da maçã podre.
Gente, por que a surpresa? São empresas capitalistas, todas. Sempre que puderem vão fazer isso, só não fizeram antes por não ter a força da Apple em manter clientes mesmo com decisões assim, mas uma vez que a Apple faz, as outras vão fazer também.
E pros iludidos que falam em boicote, sério mesmo? Seria lindo se isso fosse possível, mas num mundo onde as empresas valem trilhões, acabamos sendo reféns delas, sem contar que 99% dos consumidores vão fazer piada, msa continuar comprando da mesma forma. Meia dúzia de consumidores tentando boicotar não vai fazer nem cosquinha, muito menos abrir espaço para um novo player no mercado. Temos sim que demonstrar nossa indignação, mas ficar falando em boicote é utopia, isso nunca vai acontecer na prática.
Nossa li “vai vir sem fone” e já achei que eles ia vir sem o celular
Se esse fosse um país sério isso jamais devia acontecer os órgãos de defesa do consumidor deveriam boicotar esse tipo de coisa e um absurdo primeiro se essas fábricantes tivessem mesmo preocupadas com lixo eletrônico elas deviam recolher e dar bônus na compra dos novos o que eles querem e que as pessoas consumam mais deles pra comprar o fone e o carregador aí lançam modelos de carregador com cargas diferentes pra turma comprar o que carrega mais rápido e junto com isso as pessoas não vão querer o fone com fio e já vão no sem fio uma vantagem da sansung pelo menos o preço não creio que será tão absurdo e se for eles vai jogar o fone deles no combo pra compensar no preço de lançamento como sempre fazem já a Apple e mercenária aparelho sem inovação nenhuma e desing antigo e preço lá em cima …e os fanboys compram apenas por status …aí reclaman que estão perdendo espaço para os chineses e claro os chineses estão sempre inovando logo os chineses estão lançando aparelhos com câmera frontal em baixo da tela telas rolaveis ( que se expandem ) coisas inovadoras que batem em aplle e sansung …sansung ainda inova mais a inovação da aplle morreu com Steve jobs
Para a surpresa de ninguém a Samsung copiou a Apple
Podem fazer o que quiser, ninguém liga. Quando (e se) a Xiaomi tentar fazer essa besteira, aí sim o bicho pega.
Eeeee Samsung gozando com pau da Apple.
Achei q pelo menos iam esperar um pouco com a zueira, mas não deu nem 3 meses (4 se forem lançados em janeiro).
Espero que o Procon também notifique a samsung por isso
Ainda que eu não fosse afetado por isso visto q aqui em casa tem 3 fontes fast charge e uma super fast charge continua sendo uma prática ridícula e predatória de aumentar os lucros.
Fica aí o aviso: a próxima a fazer isso nos tops é a xiaomi
Até pq ela nem tirou jack p2 né? Ela nem copia a apple até na aparência do software…
O q seria um país sério? Pq no resto do mundo a apple ta deitando e rolando com os iphones 12 sem carregador.
O famoso ‘Apple faz o resto copia’ ressurge mais uma vez.
Samsung meses antes: KKKKK OPA APPLE, TEMOS CARREGADOR E FONE NA CAIXA, VALORIZAMOS NOSSOS CLIENTES LOL
Samsung agora: é para melhorar o ambiente
Toda empresa que zoa a Apple sempre faz igual a mesma depois.
Google. Samsung. Xiaomi.
A Samsung é aquela @#$% que fala mal de todo mundo, mas no final faz o msm.
Aqui em SP terá que incluir o carregador graças ao Procon. Esse papo de sustentabilidade é tudo caô.
Já que querem reduzir o lixo eletrônico, porque não começam a lançar celulares somente quando houver um grande upgrade de hardware, a cada dois anos um novo modelo, talvez até 3 e atualizem os celulares constantemente, mesmo que depois do tempo gratuito cobrasse um valor simbólico, até que não seja possível mais usa-lo, por hardware não comportar? Talvez essa seria uma forma mais eficaz de reduzir o lixo eletrônico do que retirar carregadores e fones. Isso parece uma forma de superfaturar retirando cada vez mais dos consumidores e os mesmos pagando mais caro. Ah, sem dizer que, ironicamente falando, este celulares estão super “baratos”.
Só passei pra deixar minha risada mesmo. Quando saiu a notícia de que a Apple ia tirar o carregador e o fone da caixa eu cantei a bola: a Samsung vai fazer igual. Fui esculachado até não querer mais.
E pro mimimi “reflexo no preço”: pros fabricantes, um carregador e um fone de ouvido se muito saem por US$ 10. Pra eles é lucro porque US$ 10 multiplicado por milhares (ou milhões) de aparelhos vendidos… pro consumidor final: vai ter desconto de R$ 100 e olhe lá. Em um aparelho que vai custar de R$ 5.000 pra mais, é um descontaço, sqñ.
O que não entendo é essa mania de copiar as outras fabricantes… Será que essas empresas não têm ninguém com coragem de inventar nada? Pagam funcionários para copiar na cara dura tudo?
Ansioso para ver a reação dos YouTubers tech BR, que fizeram dezenas de vídeos e em todos tinham que mencionar a falta de carregador do iPhone. Quero ver se vão ser proporcionais no tratamento com a Samsung.
Tudo por dinheiro, sabemos que as outras tbm vão seguir esse caminho o ruim é que muitas são focadas em custo benefício, e vão acabar aderindo para todos os aparelhos. O lance é que vai ficar mais difícil ainda comprar celular em 2021 em diante. Essas empresas mercenárias, chacota.
Esse tipo de decisão só afeta os pseudo ricos, o povão nem chega perto desses celulares, e quem tem grana, compra sem piscar, isso é até uma boa prática, pra nivelar o acesso ao produto.
O povo acha mesmo que é culpa da Apple? Que a Samsung em menos de 3 meses já lançou tudo sem fone e cabo? Isso já ta anos sendo planejado não apenas pela Apple ou pela Samsung mas pelas outras, foi meio que orientação de algumas ambientalistas…
Quero acreditar que tanto esse movimento do carregador quanto dos fones, foi previamente combinado pelas fabricantes. Fica muito feio Samsung e demais copiarem na cara dura. E quem sempre sai perdendo é a gente. Concordo com o discurso de produzir menos lixo eletrônico, mas já provaram que isso é mais conversa fiada do que efetivamente preciso.
Vc ainda está no plug p2 mano? Serio q vc ta comparando a retirada desse plug obsoleto, que causava varias dificuldades em deixar os aparelhos à prova d’água com essa do carregador? Vai dormir vai…
Nível de surpresa: -15
O jeito é partir pra celulares intermediários ou abaixo que ainda ofereçam o “básico”. Top de linha, só com um generoso desconto, e olhe lá. Meu bolso agradece.
Logo, logo a Apple lança o iPhone totalmente wireless, obrigando a comprar o carregador sem fio e a “preocupação com o meio ambiente” será notícia velha…
Que difícil colocar um anel de vedação por dentro né. Aposto q vai defender o iphone sem porta de carregamento pra dizer q é melhor pra proteção contra água.
Uso fones bluetooth continuamente desde 2012, o q não quer dizer q eu não usar significa q todo mundo gosta/vai fazer uso como eu, que por tabela não muda o fato q a retirada do conector p2 foi meramente um ponto de economia pras fabricantes com justificativas pífias.
Como se elas não quisessem aumentar os lucros tbm, a xiaomi mesmo quase não manda fones de ouvido com os celulares.
Me diz que empresa não faz isso…
Vixe, se a gente for entrar no mérito de quem copia quem, capaz de dar empate técnico.
Imagina a zona que seria se o Estado não se metesse.
Postaram a matéria do Tecnoblog no r/android e deu mais de 6 mil upvotes. Sendo citado por todos os sites gringos. Muito bom.
Ninguém vai deixar de comprar por vir sem carregador. Assim como ninguém vai deixar de comprar o carro se vier sem câmera de ré.
Mas que é uma puta de uma sacanagem fdp, isso é.
Ainda mais usando as desculpas esfarrapadas que usam. Igual cias aéreas dizendo que a cobrança da bagagem foi para deixar passagem mais barata. Só trouxa para acreditar.
Isso que dá quando a equipe de Produtos não se comunica com a equipe de Marketing.
Ah, segundo os rumores.
Além de não vir com fone e carregador na caixa, o s21 e s21+ deverão vir com acabamento em plástico.
É para acabar de vez.
Tá aí o ponto: em teoria. Nem todo mundo que compra um iPhone já tem carregador, sempre vai ter a primeira vez de alguém. Mas a questão não é essa, a questão é que se o Estado não se mete com órgão de regulação, tudo vira uma zona. Olha como era antigamente com cada fabricante com seu modelo próprio de carregadores. Hoje você carrega qualquer Android com um único cabo, na verdade, quase né, já que nem todas as linhas usam USB-C. Imagina se Anatel não existisse… E por aí vai.
Depois não sabem porque odeio a Apple. Mesmo não comprando nada da empresa, ela só dita tendência negativa ao consumidor, me prejudicando indiretamente. Mas o grande culpado é o gado consumidor da Maçã, que aceita ser feito de trouxa dia sim e o outro também, agora as fabricantes de Android querem fazer o mesmo.
A matéria do Tecnoblog foi citada no podcast do MKBHD! Parabéns!
Do unboxing therapy também.