Início » Negócios » Apple estaria evitando iPhones com USB-C para não afetar venda de acessórios

Apple estaria evitando iPhones com USB-C para não afetar venda de acessórios

Para analista, USB-C pode afetar o programa de acessórios Made for iPhone (MFi) que é lucrativo para a Apple

Darlan Helder Por

Ao que tudo indica, a Apple não deve aposentar a conexão Lightning tão cedo. Esperávamos que a empresa fosse adotar de vez o USB tipo C com a linha iPhone 12, mas isso também não aconteceu. A Apple deve se manter nessa linha por uma questão estratégica, para não afetar a venda de acessórios licenciados, e pode, nos próximos anos, estimular ainda mais o uso do MagSafe.

iPhone 12 Pro e carregador homologado pela Anatel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 12 Pro e carregador homologado pela Anatel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Apple não deve adotar USB-C nem botão com Touch ID

Para o analista Ming-Chi Kuo, do site AppleInsider, apesar da pressão para que ofereça a conexão USB-C e botão liga/desliga com sensor Touch ID, a Apple não deve acolher esses pedidos para não afetar o negócio de acessórios. Aqui, ele cita especificamente o programa Made for iPhone MFi (“Feito para iPhone”, em tradução livre).

O selo MFi garante para o consumidor que o produto (para iPhone, iPad e iPod) é licenciado. A Apple define quais marcas podem comercializar acessórios para esses dispositivos e essas empresas precisam cumprir uma série de regras.

Carteira MagSafe para iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)

Carteira MagSafe para iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)

Ao trabalhar com o USB-C, a Apple acaba afetando um setor que é lucrativo para ela. “Acreditamos que o USB-C é prejudicial para a lucratividade do negócio de MFi e sua especificação à prova d’água é inferior à Lightning e MagSafe”, afirma Kuo que menciona, ainda, essa dificuldade de impermeabilização.

E continua: “se o iPhone abandonar o Lightning no futuro, ele pode adotar diretamente o design sem porta para alimentação e ficar apenas com suporte MagSafe em vez de usar uma porta USB-C”.

Apesar da resistência para a linha iPhone, a Apple tem produtos com USB-C. O iPad Pro é um exemplo e a empresa ainda manteve a conexão no iPad Air (2020).

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

FelipeCG (@FelipeCG)

Quando a Apple anunciou que não incluiria mais carregadores ao vender o celular, usaram na maior cara de pau o argumento de preservação do meio ambiente.
Daí, na hora que eles podem mostrar que se preocupam com meio ambiente em adotar o padrão USB-C para aproveitar carregadores de outras marcas, soltam essa desculpa esfarrapada de licenciamento, impermeabilização e outras bobagens.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

nenhuma novidade em a apple focar exclusivamente no lucro.

Fábio Moser (@Fabio_Moser)

E quem é que ainda usa um acessório comprado no tempo do iPhone 5? Quando a Apple removeu a entrada para fones de ouvido, os milhares de usuários dos iPhones não tinham um EarPod com conector lightning. Mas a Apple fez. E as pessoas que se virassem usando adaptadores, comprando fones novos ou ficando sem. Alternativa para a transição para a porta USB-C existe. E ela está longe, muito longe do fim. Não dá pra justificar essa atitude de Apple não.

Naldis (@zepolenta)

Passar pano pra Apple: Check!

Discurso de fanboy apaixonado.

Diego Nascimento (@Dieg0)

Kkkkkk nada de novo. Ainda tem quem defenda.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Essa é uma atitude esperável, ainda mais agora com esse novo MagSafe, que logo se tornará a nova “entrada” de energia.

É questão de tempo para que isso aconteça.

Eles fizeram exatamente isso quando trocaram a USB-A para USB-C dos iPhones, forçando todos a trocarem os adaptadores de tomadas por versões USB-C. Eles tbm fizeram o mesmo qnd removeram todas as entradas dos Macbooks, forçando todos a comprar adaptadores ou substituir seus equipamentos USB normais. Fizeram isso qnd trocaram a Lightning do iPad para USB-C e estão fazendo isso agora no QI Charger, q consome muito mais energia e entrega muito menos potência.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

O USB-C já existe a anos e tem vários acessórios. Tanto quanto os lightnings. O problema é que muito mais difícil ou até impossível da Apple controlar e manter sua plataforma MFi, ou seja: menos lucro. Esse é o único motivo para não adotarem o USB-C nos iPhones, como foi dito na reportagem.

E não acho que é um luxo pra qm vem de Android n. Qnd usei iPhone, fiquei anos só com um único cabo, sendo q no USB-C nem precisei comprar novos dispositivos, já que até os mais básicos hoje, como um fone de ouvido, já vem com USB-C.

Eu (@Keaton)

Ah… ai eles lançam o carregador numa embalagem super não reciclável… era desculpa furada pra poder maximizar os lucros vendendo os acessórios separados.