Google Nest Hub com sistema Fuchsia 1.0 recebe certificação Bluetooth
Fuchsia, sistema operacional do Google ainda em desenvolvimento, dá as caras em certificação Bluetooth para o Google Nest Hub
Fuchsia, sistema operacional do Google ainda em desenvolvimento, dá as caras em certificação Bluetooth para o Google Nest Hub
O Fuchsia é um sistema operacional do Google que, de pouco em pouco, ganha forma. E, dessa vez, ele apareceu na documentação da Bluetooth SIG, após o Google Nest Hub ser certificado pela entidade com o software que ainda está em desenvolvimento. Não há previsão de lançamento de um smart display da marca com o novo sistema.
A documentação é referente ao Google Home Hub, lançado em 2018 e depois rebatizado para Google Nest Hub. No certificado, encontra-se o item “Número de versão do software” (em tradução livre) preenchido com o sistema operacional “Fuchsia 1.0”. A página do produto também aponta para um site do projeto com os arquivos e instruções sobre a conectividade Bluetooth.
No entanto, isto não significa que o Google vá lançar, em breve, uma versão do smart display com o novo sistema. Conforme observado pelo 9to5Google, a emissão do certificado Bluetooth pode estar relacionado a testes internos da companhia para afinar o desenvolvimento do Fuchsia. Além disso, o software também deu as caras na lista de dispositivos aprovados pela entidade em meados do ano passado.
Descoberto em 2016, o Fuchsia é um sistema operacional do Google que ainda está sendo desenvolvido. Na época, a documentação apontava que ele seria capaz de rodar tanto em smartphones quanto em computadores mais poderosos. E, diferentemente do Android e Chrome OS, o software não é baseado em Linux.
Alguns detalhes foram surgindo de lá para cá. No ano seguinte, as primeiras imagens apareceram na internet. Mais tarde, o Google começou a testar o software no Pixelbook. Pouco depois, ainda em 2018, alguns detalhes sobre o funcionamento do sistema foram revelados após ser instalado em um notebook da companhia.
Em 2019, o Google respondeu a uma pergunta que muitos faziam (ou ainda fazem): qual é a finalidade do Fuchsia? Na época, um executivo da empresa afirmou que o sistema é um projeto experimental, e não um “novo Android” ou “um novo Chrome OS”. Mais tarde, no mesmo ano, o Google colocou no ar um site para o sistema operacional.
Nos últimos meses, algumas novidades sobre o software vieram a público. É o caso da expansão do acesso ao sistema operacional, em dezembro de 2020. O Fuchsia também deve trazer uma ferramenta nativa para rodar apps de Android e Linux.
Apesar de todos esses passos nos últimos anos, não há previsão de lançamento da versão final do Google Fuchsia. Também não se sabe quais dispositivos seriam compatíveis com o novo sistema operacional.
Com informações: 9to5Google