Amazon Alexa é integrada a carros da BMW em atualização
Atualização está disponível para alguns veículos da BMW produzidos a partir de 2019; Stellantis também funciona com Amazon Alexa
Atualização está disponível para alguns veículos da BMW produzidos a partir de 2019; Stellantis também funciona com Amazon Alexa
A BMW anunciou uma atualização de software que habilita a assistente pessoal Alexa no sistema de alguns veículos. A novidade está disponível para 16 modelos da montadora alemã, e permite que o motorista interaja por voz com a plataforma inteligente da Amazon.
De acordo com a BMW, a atualização pode ser feita de forma remota em veículos com sistema operacional 5 e 6 produzidos a partir de janeiro de 2019. São eles:
Para ativar a assistente virtual, é necessário pressionar o botão de comando de voz no volante e ditar a ação com a palavra Alexa. Antes de usar a assistente virtual, o proprietário deve configurar a conta Amazon no painel de multimídia do carro.
A montadora esclarece que os condutores podem utilizar a assistente virtual para acionar aplicativos, podcasts e skills, além de comandar dispositivos de casa inteligente à distância. A BMW não divulgou se existem comandos relacionados ao carro.
A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Pegeout e Citroen, também tem parceria com a Amazon e integra a Alexa em alguns veículos. No entanto, a abordagem é diferente e a montadora não permite a utilização do sistema de voz dentro do carro.
Os proprietários de veículos compatíveis podem acionar a Alexa fora do veículo para obter informações e acionar o ar condicionado ou dar partida à distância, por exemplo.
Por enquanto, a integração com a Alexa está disponível para veículos Jeep Renegade e Compass com sistema Adventure Intelligence ou Fiat Toro com plataforma Connect Me. Os veículos são conectados através de um eSIM e utilizam a rede 4G da TIM.