Início » Celular » Samsung já fabrica telas para iPhone 13 Pro de 120 Hz com tecnologia LTPO

Samsung já fabrica telas para iPhone 13 Pro de 120 Hz com tecnologia LTPO

iPhone 13 Pro e 13 Pro Max devem trazer tela com taxa de atualização de 120 Hz; lançamento deve acontecer ainda neste ano

Bruno Gall De Blasi Por

A tela de 120 Hz com tecnologia LTPO é uma das apostas para o iPhone 13 Pro e 13 Pro Max. Agora, segundo o The Elec neste sábado (29), a Samsung já começou a produzir o display para os sucessores do iPhone 12 Pro e 12 Pro Max antes do previsto a pedido da Apple. Espera-se que os novos celulares sejam anunciados na segunda metade do ano.

iPhone 12 Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 12 Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O display está entre as novidades que devem marcar presença na nova geração do iPhone. A próxima safra de celulares da Apple com o selo Pro está cotada a vir com taxa de atualização de 120 Hz. Além disso, a fabricante tende a implementar uma tela OLED com tecnologia LTPO (sigla em inglês para óxido policristalino de baixa temperatura).

A tecnologia marca presença no Apple Watch e em alguns celulares Android, como a linha Samsung Galaxy S21. O recurso permite que a taxa de atualização seja alterada dinamicamente de acordo com o que é reproduzido na tela. Sendo assim, o display utiliza frequências maiores quando há mais movimento, como é o caso de jogos e filmes, ou menores quando há menos movimento, como a visualização de fotos.

O recurso tende a ajudar a duração da bateria. Isto porque o display não precisará utilizar uma taxa de 120 Hz (que consome mais energia) quando o usuário está lendo um texto, por exemplo. No lugar, o painel irá optar por frequências menores, o que irá gastar menos energia pois a imagem exibida será atualizada menos vezes por segundo.

A tecnologia deve ser empregada nos aguardados iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. É o que aponta um rumor levantado pelo mesmo site em novembro de 2020. Depois, foi a vez de o ETNews levantar uma aposta parecida no fim de dezembro. Em março de 2021, o The Elec especulou novamente sobre a implementação da tela OLED de 120 Hz.

A LG também começou a preparar os painéis OLED com tecnologia LTPS para as versões mais simples da linha iPhone 13. Assim como a Samsung, a produção teve início antes do previsto à pedido da Apple para evitar atrasos no lançamento. Em 2020, vale lembrar, o iPhone 12 chegou em outubro em vez de setembro devido à pandemia.

iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 13 Pro: o que esperar?

O iPhone 13 Pro e 13 Pro Max podem ser os sucessores do iPhone 12 Pro e 12 Pro Max. Além da tela OLED com tecnologia LTPO, a Apple deve aplicar um notch menor aos celulares. O modelo com selo Pro ainda deve trazer melhorias na câmera principal.

O leitor de impressões digitais também está cotado a retornar aos celulares da marca que não pertencem à família iPhone SE. Mas o sensor deve ser posicionado sob o display, assim como o Galaxy S21, e não em um botão de início (Home). A tecnologia Always-On Display também pode marcar presença.

O lançamento do iPhone 13 Pro deve acontecer no segundo semestre de 2021.

Com informações: MacRumors, The Elec e Tom’s Guide

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando