Início » Aplicativos e Software » Google Maps ajuda a (tentar) evitar ônibus e trens lotados em mais cidades

Google Maps ajuda a (tentar) evitar ônibus e trens lotados em mais cidades

Ferramenta do Google Maps vai ajudar usuário a fugir de transporte lotado com previsão de assentos em ônibus e trens e até monitorar trânsito em tempo real

Pedro Knoth Por

À medida que o mundo tenta a se acostumar com o “novo normal” criado pela pandemia de COVID-19, o Google Maps vai expandir para mais 10 mil agências de trânsito em 100 países a ferramenta que avisa em tempo real se meios de transporte, como ônibus, estão lotados. Além disso, o app de navegação terá uma aba de histórico de localização, com registro de horas de caminhada e visitas a pontos turísticos.

Como criar um mapa personalizado no Google Maps (Imagem: Divulgação/Google)

Ferramenta do Google Maps permite ver quais ônibus ou metrôs estão mais lotados (Imagem: Divulgação/Google)

Google expande ferramenta que monitora trânsito

O Google Maps vai expandir sua ferramenta de Inteligência Artificial que antecipa lotação de transporte público em tempo real para mais países. A ferramenta já funciona no Brasil desde novembro de 2020.

Apesar do recurso que prevê assentos vazios em ônibus e metrô ter sido anunciado em 2019, o Google afirma que agora consegue medir o nível do trânsito em algumas metrópoles, como em Nova York (EUA) ou Sydney (Austrália), graças aos dados de órgãos públicos.

Nova aba informa se há lugares disponíveis no ônibus ou metrô (Imagem: Google/Divulgação)

Nova aba informa se há lugares disponíveis no ônibus ou metrô (GIF: Google/Divulgação)

O app é capaz de avisar quando é melhor sair de casa para pegar menos trânsito ao caminho do trabalho. Em algumas cidades, é prudente sair antes do horário do rush, entre 16h e 17h: as chances de conseguir um assento no transporte público são maiores.

O Google assegura que “pensou na privacidade” ao desenvolver a ferramenta. “Nós aplicamos tecnologia de anonimização que é usada mundialmente e uma técnica de privacidade diferenciada ao Histórico de Localização para assegurar que os dados continuem protegidos e privados”, afirma a empresa.

Google Maps terá timeline com tempo gasto em transporte

Outra atualização do Google Maps vai acrescentar uma aba chamada de Timeline Insights. O novo recurso trará um “histórico de localização”. A companhia afirma em publicação em seu blog oficial que o app de navegação vai contabilizar tempo de caminhada, pedal ou transporte utilizado pelo usuário.

Além de levantar o tempo gasto em locomoção, o relatório do Timeline Insights também vai acompanhar a duração de visitas a locais como parques, restaurantes e lojas.

Usuário vai poder criar listas e planejar viagens no Maps

Saudades de viajar? Quem usa a Timeline no app do Maps para Android — disponível por enquanto apenas nos EUA — pode acessar a uma aba nova chamada “Viagem”. Dentro dela, o usuário pode formular uma lista de localizações prediletas para planejar futuras viagens, desde locais visitados até hotéis em que o usuário se hospedou.

O Google também trouxe um update à página de review de restaurantes para torná-las mais detalhadas: as críticas agora trazem a opção de incluir faixa de preço e horário da refeição.

Novo sistema de avaliação de restaurantes do Maps inclui delivery (Imagem: Google/Divulgação)

Novo sistema de avaliação de restaurantes do Maps inclui delivery (GIF: Google/Divulgação)

O usuário pode avaliar o serviço de delivery do restaurante — que tornou-se estratégico para muitos estabelecimentos durante a pandemia. A nova atualização para reviews já está disponível a usuários de Android nos EUA. O Google deve liberar o update para iOS em breve.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando