Facebook acaba de transferir um importante projeto para a Linux Foundation
Ent, framework de código aberto criado pelo Facebook para a linguagem de programação Go, agora está nas mãos da Linux Foundation
Nesta semana, o Facebook fez uma importante contribuição para o universo do código-fonte aberto. Em 2019, a companhia criou o Ent, um framework para a linguagem de programação Go que facilita a manutenção de projetos que envolvem grandes modelos de dados. Pois bem, a iniciativa acaba de ser transferida para a Linux Foundation.
- Kernel Linux 5.14 é lançado com suporte a Rasperry Pi 400 e Sony Xperia
- Linux celebra aniversário de 30 anos; saiba como o projeto surgiu
O Ent foi criado pela equipe do Facebook Connectivity para facilitar o trabalho de desenvolvedores que precisam manter um base de código para gerenciar numerosos tipos de entidades diferentes, bem como os complexos relacionamentos entre elas.
Por ter código-fonte aberto — o Facebook disponibilizou o projeto publicamente sob uma licença Apache —, o Ent passou a ser usado por várias organizações e recebeu contribuições de algumas delas, como GitHub (onde o projeto é hospedado), Mail.ru, Scaleway e Virta Health.
Ao mesmo tempo, o Ent passou a ser usado pela Cloud Native Computing Foundation (CNCF), uma organização ligada à Linux Foundation que apoia e promove soluções para as nuvens.
Com Linux Foundation, uso do Ent deve aumentar
Se em dois anos o Ent alcançou uma base importante de utilizadores e contribuições, por que transferir o projeto para a Linux Foundation? Ariel Mashraki, criador da iniciativa, explica que a organização segue um modelo de governança neutra (ou seja, que não privilegia nenhuma empresa ou entidade) e isso deve fazer a adesão ao Ent crescer.
(…) Esperamos dobrar o crescimento do Ent como padrão da indústria para acesso a dados em Go. Espere encontrar muitos projetos de desenvolvimento empolgantes na comunidade nos próximos seis meses e nós convidamos todos as participarem.
Ariel Mashraki
O Ent não é o único projeto de software que nasceu no Facebook (ou pelas mãos de desenvolvedores da companhia) e foi transferido para a Linux Foundation ou é apoiado por esta.
GraphQL (linguagem de consulta), Presto (sistema para consultas SQL distribuídas), ONNX (formato aberto criado para representar modelos de aprendizagem de máquina) e Magma (plataforma aberta para construção de redes sem fio) são exemplos de projetos que já haviam seguido por esse caminho.