Início » Ciência » Beidou, o sistema de posicionamento global Made in China

Beidou, o sistema de posicionamento global Made in China

Décimo satélite da iniciativa chinesa entra em operação.

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Foi o décimo satélite enviado para a órbita terrestre. No mês de dezembro, depois de mandar mais material satelital para o espaço sideral, o governo chinês dá início às operações do que eles chamam de Beidou. Trocando a primeira letra vira um nome feio em português, eu sei. Mas esse aí é o principal concorrente do Sistema de Posicionamento Global (GPS) do qual dispomos até o presente momento.

Ora, qual é o problema com o GPS que a gente conhece e tanto gosta? Aquele que está nos nossos celulares e nas coleiras de nossos cães (pet tecnológico é assim)? Toda a infraestrutura está sob controle do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Trata-se de um serviço disponível para qualquer um, é bem verdade, mas se der qualquer zica os americanos fazem o que bem quiserem. E claro que os chineses não gostam da ideia.

Por sua vez o Beidou, aparece como alternativa ao GPS americano, com direito a tecnologia Made in China bem como todo o envio de material satelital feito pelos próprios. Nada de ajuda de nações amigas. É chinês e pronto.

Estrutura do Beidou

O GPS deles começou a ser construído em 2000. Com a chegada do décimo satélite já dá para utilizar os recursos de localização (por triangulação), horário e navegação. Num primeiro momento, esses recursos estão disponíveis apenas para os chineses porque a cobertura dos satélites se restringe ao território (de proporções continentais) deles.

Futuros satélites devem entrar em órbita com a função de estender a cobertura do Beidou. Inicialmente adicionando regiões cobertas na Ásia, e se espalhando conforme a necessidade. Para o ano que vem o governo chinês confirmou o lançamento de mais seis satélites, totalizando 16. Quando a estrutura do Beidou estiver completamente pronta haverá 35 brinquedinhos Made in China sobrevoando sobre nossas cabeças para fornecer o serviço de posicionamento global. Isso deve ocorrer lá para 2020.

Com o Beidou, a China fica menos depende de tecnologia estrangeira principalmente para realizar suas decisões militares. Construindo um sistema próprio, eles sabem o que funciona e o que não funciona. Também sabem que não tem nenhum governo manipulando as informações – pelo menos não é para ter.

A China não é a única nação do mundo a construir um sistema de posicionamento próprio. Os europeus tentam a todo custo montar o Galileo (mesma coisa do Beidou). Alguns satélites estão em órbita, mas os europeus permanecem longe de terminar o projeto. Os russos, por sua vez, detém o GLONASS. Esse sim tem cobertura global.

Do jeito que o poder público brasileiro inventou de fazer um padrão próprio de televisão digital (ainda que derivado do japonês), não duvido que em breve aprovem um projeto bilionário para roubar o nosso dinheiro colocar no ar o sistema de posicionamento global brasileiro. Sugestões de nomes?

  • Sugestão de nome TORIKS, os politicos vão adorar dizer na hora de aprovar o caixa 2.

    • Guilherme macedo

      Que nada… Já que o Chines se chama “Beidou” o do Brasil tem que ser o “Roubei”…..
      E o orçamento vai ser o mesmo que produzir um foguete pra Saturno….

  • Quem duvida da perspicácia dos americanos levanta a mão.
    Ninguém?

  • RClemente

    Esse seria o “Beido” que caminhos. 🙂

    • RClemente

      Esse seria o “Beido” que abre caminhos. hahaha

  • Nome para o Nosso sistema: Siroesbo-NB : Sistema de roubo estratégico Brasileiro Nipo-brasileiro

    • Ou pode ser o : PEIDO: Posição Estratégica Imaginaria Democrática Oval

      • Oval?

        • não tinha nada pro O ai coloquei Oval

          • Orbital não seria melhor?

          • Verdade, Posição Estratégica Imaginaria Democrática Orbital, agora terei que dividir os royalties com o Yangm

  • Ramon Melo

    Qual é o problema se o Brasil resolver criar um sistema próprio de GPS? O que você tem contra a geração de tecnologia nacional, sr. Thássius Veloso?

    BTW, nosso padrão de TV digital é tão bom que já está se espalhando para dezenas de outros países. Além, obviamente, de ser o mais adaptado à realidade brasileira, onde a maior parte das transmissões são feitas pelo ar e a maioria das recepções são feitas em antenas embutidas. O padrão brasileiro também é o que oferece a maior mobilidade, mas imagino que você já tenha percebido isso, graças às dezenas de celulares, GPSs e tablets com TV digital integrada.

    • rafael

      claro outros países , congo, nigerina, deve ser esse padrão, BRASIL pais atrasado….. em tudo políticos corruptos em todo lugar ,se fizerem isso vai ser para roubar mais nosso dinheiro

      • Ramon Melo

        E qual o problema dos países africanos adotarem nosso padrão de TV digital? Isso só faz com que ele seja pior nesse seu mundinho racista e eurocêntrico.

        Os países centrais não adotaram tecnologia estrangeira, por que nós deveríamos nos submeter?

    • O problema é inventar moda sem necessidade.

      Outro problema é a roubalheira que geralmente acontece quando esse tipo de projeto aparece. Como tudo no meu Brasil, aliás.

      • A propósito, sou totalmente a favor de tecnologia nacional. Veja só o pré-sal. Algo inédito que os engenheiros de petróleo e afins tiveram que inventar. Quando há necessidade e oportunidade, dou todo o meu apoio.

      • Ramon Melo

        Os chineses viram necessidade e fizeram. Mais do que um sistema de navegação próprio, eles adquiriram experiência, conhecimento e desenvolvimento tecnológico na busca desse objetivo, e agora tudo isso está a disposição deles, seja do ponto de vista militar, seja do ponto de vista comercial.

        Ao contrário do que você parece pensar, pôr um sistema desta magnitude em funcionamento exigiu certamente um grande desenvolvimento tecnológico em muitas áreas, como engenharia aerospacial, redes de computadores, eletrônica de alto desempenho e engenharia de materiais. O Brasil poderia se beneficiar bastante de um bom investimento num sistema semelhante.

        Os europeus, os norte-americanos, os japoneses e agora os chineses estão evoluindo rapidamente graças à “invenção de moda sem necessidade”, que aquece o mercado e faz com que as ideias fluam e a tecnologia avance. Aliás, se eles não fizessem nada disso, não haveria um microcomputador na sua frente, já que há 40 anos atrás não havia “necessidade” de computação pessoal.

    • O maior problema do nosso padrao de TV digital eh que desenvolvemos um excelente e mandamos pro japão, dai por diplomacia e outras besteiras pegamos o pior de todos que era o padrão Japonês.

      É assim que o Brasil vai pra frente.

      • Ramon Melo

        O nosso padrão foi desenvolvido em cima do japonês, construir um padrão do zero provavelmente demoraria tempo demais e seria uma repetição de erros do passado (como foi com a nossa TV analógica).

        A escolha não teve muito a ver com diplomacia, o que existia era uma pressão interna das emissoras de TV pelo padrão japonês, já que ele aumentava o mercado e impedia o aumento da concorrência (uma das vantagens do padrão europeu era ser capaz de oferecer mais canais).

        Eu também pensava como você antes de pesquisar a respeito, mas depois vi que a decisão foi respaldada por amplos estudos de do Instituto Mackenzie, da PUC-Rio e de algumas outras instituições bastante respeitadas nacionalmente. Inclusive, o mais importante deles, o que concluiu que o ISDB era o mais adequado para a nossa realidade, foi realizado em vários estados de todas as regiões brasileiras.

        Logicamente que houve razões políticas na escolha do padrão, ainda mais com o lobby das emissoras de TV tão forte como estava na época, mas também pesou na decisão a viabilidade técnica.

    • Silvio Ney

      Que tal investir primeiro em pesquisas mais básicas e que temos mais necessidade? O que o Thássius quis dizer talvez possa ter sido isso.
      Qual o sentido de anunciar investimento de NaN Bilhões para lançar 32 satélites e implantar um novo sistema de posicionamento “aBrasileirado”, passar 100 anos “se desenvolvendo” e depois cair no esquecimento? Claro, aí vem o Lulalau ou a Dilmerda dizer que isso nos beneficiará no futuro e blá blá, vamos esperar que teremos algo bom no futuro etc etc etc etc.
      O que eu quero dizer, realmente, é que o Brasil não tem potencial para tanto, só temos que ser realistas e encarar nossos reais problemas e suprir nossa real necessidade, e não se resolve tudo criando um problema novo e esquecendo os outros.

  • Do jeito que está, não duvidem dele se chamar José Sarney.

  • O interessante é que tem um aparelho que já da suporte ao GLONASS e que tem aqui no Brasil é o iPhone 4S.

    • Guilherme Fernandes

      Um detalhe que eu atribuo (sem evidência alguma) ao GLONASS: o iPhone 4S é capaz de me localizar precisamente dentro da minha casa, mesmo em cômodos com várias paredes me isolando do resto. O iPhone 4 não possui precisão semelhante – apenas me coloca em uma área que inclui a minha casa (imagino que a área tem 15-25m).

    • luizalbertotj

      Ele não é o único. Meu Omnia W também usa GLONASS e ouvi dizer que o Galaxy Note também

  • Beidou?! Que nome deselegante…

    • Edu

      Beidou, nome chinês para um grupo de estrelas conhecido como “Big Dipper” ou “Carruagem” no ocidente, parte da constelação de Ursa Maior

      • Continua sendo feio esse nome em português… 😛

    • Para quem não gostou do nome, o BeiDou-2 (sim, 2) também é conhecido como Compass.

  • Tarcisio

    sugestão de nome: LASCOU

  • China , cada vez mais independente.

  • GPS Made in Brazil -> BRAPS

  • dionedes

    seria
    beidei

  • ricardo

    Que a Dilma não leia essa matéria, senão já cria a BOLSA-PERDIDA (arrecadar bilhões em impostos e vai funcionar como o sistema de saúde pública brasileiro)

  • PLINIO

    bom nosso brasil pela corrupção que tem deve ser BRACUCRSVEZ já que seria um rogreto trilhionario comandado por quem…. José sarney & Cia !!!!!,Comandariaas verbas roubadas desviada ou como o governo coloca gastos estatais sigilosos, Jader barbalho famoso cangaçeiro do Pará mataria oposição ao projeto… Lula o relações públicas.. Chaves (sim o da venezuela..seu tonto…haaa da zero p quem leu esse post!),Castros Irmõs Ltda fariam os monumentais discursos e oratorias do projeto no Congresso,Assad CUIDARIA DE TORRAR TODO MUNDO QUE FOSSE OPOSIÇÃO SE RESTA-SE DO SERVIÇO DE JADER, DIZENDO QUE ESTAVA apenas cuidando da segurança do projeto! Eo NOVO DITATORzinho da Coreia do norte a logistica e controle operacional, para dar certo colocaria rigida disciplina na Bahia DURANTE O CARNAVAL para os engenheiros nao sairem da casinha… seria axe de uma nota so….!!!
    Ta a sugestão é BRACURSVEZ (bRA =BRASIL,CU (pq os satelites seriam de cobre..haaa, nada é CUBA MESMO,pensou bobagem né,leia tabla periodica, bestadu!) CUBA,CR=COREIA DO NORTE..ah que inveja democratica…(ironia)..ah de saudaveis….sem obesidade(desnutridos)..que loucos (armas nucleares),S= Síria OPA GAJO..ISTO É DEMOCRACIA TENS CACETINS A TODOS..TCHE UMMM..cacetim durim.. bala… é que mata.. cadaveres..aquele mesmo país democratico as pampa, que o baath partido do ASSAD tem intercambio ideologico com o PT em ata e tudo, pois pois,VEZ,de nossa Vezi de sarto trecinologico só o trem bao….!!, nada É DE Venezuela..Caracas meu te liga…!! e claro a mais de todas IR=poderia ser imposto de renda.. tamém certamente pegara seu dinheiro…cedo ou tarde depois de vc trabalhar quase meio ano para eles… mas é o país que tem por simbolo o Leao também.. isso o Irã aquele país de gente louca de turbante que grita alah..alah..a bomba atomica..e nao gosta do corinthians hoooo ..grita infieis a qualquer um ..como se todo mundo fosse corinthiano sou colorado!!!..eu heim meu povo é outro! aff
    FICA AI A SUGESTÃO AO bRASIL!
    NOSSO POLITICOS! NAO ME PEÇAM VVOTO HEIM..JA DEU PROJETO BOA AS PAMPA!

  • prfl

    vcs deveriam parar de falar mal dos politicos e candidatarem afinal vivemos em uma democracia.
    e eu apoiaria muito se o BRASIL resolvesse cria o seu proprio sistema de posicionamento global
    para sair da mao do monopolio do sistema estado-unidense.

    • Nattus

      O Brasil não consegue sequer mandar UM satélite com sucesso para o espaço, quanto mais criar um SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL. kkkkkkk

      • Haziel Souza

        Pior viuh… Não temos organização para isso. =)

      • Jota Santos

        Consegue sim, já viu o monte de carros e caminhões com adesivo: Veículo Rastreado por FOFOQUEIROS.

  • xrenan

    Sistema de localização brasileiro? Seria algo vinculado ao Imposto de Renda.
    Algo como “Sistema de Localização de Contribuinte”, sei lá.

  • LULAS – Localizador Unificado de Locais da América do Sul

    • Patrick Silva Costa

      Onde aprendeu esse magnifico Kung Fu? Me aceite como seu discípulo!!! hauhahuaauhauhauhauhauh

    • LucasTS

      Mandou muito bem! Kkkkkkkkkkkkk

    • DILMAS – Dispositivo Integrado Móvel de Altimetria e Sensoriamento.

  • Cab

    Mermão, sinistra essa parada do Departamento de Defesa Norte Americano, eu não sabia disso não. =O

  • moreira

    …..o nome não sei mas uma coisa deve acontecer:os nossos políticos vão dar um jeitinho e acoplar um cofre bem grande para levar o nosso dinheiro roubado.Quem vai lá para acha-lo?

  • Paulo Bala

    Camarada,
    já ouviste falar do programa nuclear brasileiro… aquele de construir um submarino nuclear…. tecnologia nacional… Brasil país do futuro!!! Vai ler, vai se informar antes de postar comentário sem noçao!!!!!

  • Farias Cardoso

    Há dois tipos de pessoas que comentam em sites:
    O primeiro são os lobistas políticos que ganham para, em qualquer notícias, falar do governo;
    O segundo bando é formado por pessoas frustradas e mal sucedidas na vida que tentam imputar ao pais a culpa pelo fracasso pessoal de cada um.

    • André Linoge

      Em qual dos dois você se encaixa?

  • Felipe Guimaraes

    O GPS Brasileiro seria o Saci Pererê! sempre errado por uma perna.

  • maurotali

    quais os smartphones que já utilizam esse sistema? É preciso que o smartphone tenha um circuito especial para o Beidos?

    • Callazzans

      O Galaxy A7 possui os três.

      • Geraldo Lopes

        .

        O simples e baratinho Galaxy J3 (apenas R$ 620,00) também possui A-GPS/GLONASS/BeiDou…

        .

        • lessiano vieira

          O Redmi 2 da Xiaomi tb tem os três…

        • eu prefiro a tecnologia dos russos

          • Geraldo Lopes

            .

            O Glonass possui poucos satélites na região da América do Sul, concentrando-se no hemisfério norte. O GPS americano é o mais antigo, sendo assim mais global…

            .

  • #PTmentindoNaTV

    1º GPS
    2º Glonass
    3º “Peidou”
    4º depois de todo
    peidologo vem um 💩 🇧🇷 Petista para desviar grana como de costume.

    • Geraldo Lopes

      Parabéns… ganhou o certificado!!!

  • Jota Santos

    Fofoqueinass

  • pumpkin_link

    trocando a segunda letra por A fica um nome muito feio e fdp também

  • Everton Nascimento

    roubar entre linhas foi sensacional ! Pura verdade ! colocam o projeto a 1 bilhão , levam anos para colocar em prática , esses 1 bilhão metade foi desviado como todo *palhaço* brasileiro já sabe , recalculam projeto e vai a 6 bilhões e resto da historia todo mundo ja sabe.

  • Valdenir

    Se o chinês é Beidou, o brasileiro é Kagou! (com K não é nome feio)

  • lessiano vieira

    CURUPIRA VOADOR

  • Leonardo Da Silva Galvão

    GLS – Global Location System

  • Elias Santos

    Freeboy

  • Isabel Emilia Schumann Duarte

    SIPERDI – SISTEMA IMPROVISADO DE PROCURA ESPACIAL RASTREAVEL DIURNO E INCERTO

  • William F Martins Grando

    D.I.L.M.A – Dispostivo Integrado de Localização Móvel Assistida
    M.O.U.R.O – Mapeamento Onipresente Unificado Rotas Operacionais

  • Paulo Vieira

    GPHB – Global Positioning Homosapiens Brazilians
    PGBH – Posicionamento Global de Homosapiens Brasiliro
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk