Como usar o Google Takeout para recuperar fotos, vídeos e dados de sua conta

Usuários conseguem recuperar fotos, vídeos e outras informações vinculadas à Conta do Google; é possível exportar dados via e-mail ou para serviços de armazenamento em nuvem

Lupa Charleaux Victor Toledo

O Google Takeout é um serviço que permite aos usuários fazer o download de uma cópia dos seus dados armazenados em vários produtos do Google. Isso inclui dados de serviços como Gmail, Google Drive, Agenda, Fotos, YouTube, entre outros.

A ferramenta é útil para pessoas que desejam fazer backup de suas informações ou migrar para outros aplicativos, garantindo que não percam nada ao mudar de plataforma.

Para usar Google Takeout é necessário acessar o site no celular ou PC, fazer o login e selecionar o que deseja exportar. Além disso, também é possível escolher se deseja receber o backup via e-mail ou enviá-los para uma conta do Google Drive, por exemplo.

A seguir, entenda mais detalhes de como usar o serviço do Google para recuperar fotos, vídeos e outros dados pessoais:

1. Acesse o Google Takeout

Abra o navegador do seu celular ou PC e acesse takeout.google.com. Se necessário, faça login na sua conta do Google.

2. Selecione os serviços do Google para realizar o backup no Google Takeout

Após o login na sua conta, o Google Takeout apresenta uma lista de dados armazenados pelos serviços da plataforma. Por exemplo, Agenda, Chrome, Contatos, Drive, Gmail, Fit e Fotos.

Toque em “Desmarcar tudo” e, depois, marque a caixa dos serviços que você pretende realizar o backup. Para esse guia, o Tecnoblog usou o Google Fotos como exemplo. Você também pode deixar todos selecionados, se desejar fazer o download de tudo que pertence à sua Conta Google

3. Escolha os álbuns e pastas do serviço do Google para o backup via Google Takeout

Os serviços Google Agenda, Drive, E-mail, Fit, Fotos, Maps, Pay, Play Livros, YouTube e YouTube Music têm opções de selecionar quais pastas/conteúdos você deseja criar uma cópia.

Toque na opção “Todos os dados incluídos” e, na nova janela, selecione os álbuns separados por ano que você gostaria de fazer o backup. Depois, toque em “OK”.

4. Toque em “Próxima Etapa” para iniciar o backup do Google Takeout

Após selecionar os conteúdos, desça a página até encontrar o botão azul “Próxima etapa” e toque nele para avançar no processo para gerar um backup dos dados do Google Takeout.

5. Escolha como transferir o backup de dados do Google Takeout

Na opção “Transferir para:” escolha um dos métodos de envio dos arquivos do Google Takeout:

  • Enviar link de download por e-mail: cria um link especial para baixar o backup que será enviado por e-mail;
  • Adicionar ao Google Drive: exporta os dados para uma pasta do Google Drive;
  • Adicionar ao Dropbox: exporta os conteúdos para uma pasta do serviço Dropbox;
  • Adicionar ao Microsoft OneDrive: exporta o backup selecionado para o serviço OneDrive da Microsoft;
  • Adicionar ao Box: exporta os dados para o serviço Box.

6. Selecione a frequência de exportação do Google Takeout

Escolha fazer uma única exportação dos arquivos recuperados pelo Google Takeout ou realizar uma exportação programada a cada dois meses durante o período de um ano.

7. Defina o tipo e tamanho do arquivo do Google Takeout

Escolha exportar o backup de fotos, vídeos e dados salvos no Google Takeout no formato de arquivo “.zip” ou “.tgz”. Em seguida, selecione o tamanho do arquivo de 1 GB até 10 GB.

8. Toque em “Criar exportação”

Após configurar a exportação do backup do Google Takeout, toque no botão azul “Criar exportação”. Então, você receberá um e-mail do Google com as informações de como e onde acessar o arquivo gerado.

Dependendo da quantidade de arquivos, a exportação pode demorar de minutos até dias. Esses detalhes podem ser checados na área “Progresso da exportação”, no final da página do Google Takeout.

Posso usar o Google Takeout para recuperar fotos apagadas?

Não é possível usar o Google Takeout para recuperar fotos apagadas do seu celular que não foram sincronizadas com o Google Fotos. A plataforma apenas consegue recuperar fotos e vídeos que estão nas pastas na nuvem e arquivos movidos para a lixeira nos últimos 60 dias.

Por esse motivo, é recomendado fazer backup no celular com regularidade. Isso evita perder arquivos importantes que poderiam estar salvos na nuvem.

Dá para recuperar fotos do Orkut pelo Google Takeout?

O Google Takeout não pode recuperar as fotos do Orkut. O Google anunciou o encerramento da rede social em setembro de 2014 e, desde então, os dados dos usuários da plataforma foram excluídos definitivamente.

É possível baixar dados de uma conta escolar ou de trabalho pelo Google Takeout?

De acordo com o Google, só é possível baixar os dados de uma conta do Google Workspace se o administrador permitir o download nas configurações. Esse bloqueio é importante para evitar o vazamento de informações confidenciais de empresas e de redes de ensino, por exemplo, evitando que funcionários baixem e compartilhem dados sigilosos.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.