O WordPress é a plataforma é o maior e mais popular CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo, e é utilizado como background de em torno de 30% dos 10 milhões de sites e blog mais populares da internet, Tecnoblog incluso.

simplu27 / Wordpress / Pixabay / o que é wordpress

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS, que nada mais é do que uma plataforma para publicação e gerenciamento de blogs e sites. Ele foi escrito em PHP e utiliza bancos de dados MySQL e, por ser de código aberto, é mantido pela comunidade e constantemente atualizado e aprimorado. Ele é bastante versátil, suportando a criação e administração desde um simples blog pessoal, aos sites mais complexos, como lojas digitais.

O WordPress foi lançado em 2003 por dois desenvolvedores, Matt Mullenweg e Mike Little, com base em uma antiga plataforma chamada bs/cafelog. Diferente do Blogger do Google, e de outros CMS, o Wordpress suporta customização na versão profissional, chamada WordPress.org, com a instalação de plugins, design próprios e outras ferramentas.

Graças à sua versatilidade, o WordPress.org é utilizado por uma série de blogs e sites grandes e pequenos, e por isso mesmo, exige a contratação de um servidor dedicado.

Já a versão gratuita, chamada WordPress.com e voltada a usuários finais, permite a criação de blogs simples e customização superficial, o suficiente para a elaboração de blogs padrão como os do Blogger.

O que eu posso criar com o WordPress?

Você pode criar quase qualquer tipo de site com o WordPress.

O WordPress.com é a versão mais simples, e inicialmente oferece um domínio padronizado para a criação de um blog (algo como seusite.wordpress.com).

A plataforma gratuita disponibiliza algumas opções de plugins e temas, mas nada muito elaborado, e não oferece opções de customização profunda. No geral, os blogs criados no Wordpress.com são todos muito parecidos, sendo mais indicados para publicações pessoais, como blogs particulares.

Dashboard (área de edição de postagens) padrão do Wordpress (Imagem: Reprodução/WordPress)
Dashboard (área de edição de postagens) padrão do Wordpress (Imagem: Reprodução/WordPress)

o WordPress.org é muito mais completo; com ele, desenvolvedores web podem trabalhar diretamente no código do CMS, e personalizar o blog ou site da maneira que acharem melhor.

Há uma quantidade enorme de plugins que podem ser adicionados, e com as ferramentas certas, é possível criar desde sites de notícias sobre tecnologia, como o Tecnoblog e o Meio Bit, a portfólios, essenciais para profissionais criativos, freelancers, artistas, fotógrafos, músicos, escritores e etc., sites de negócios, para divulgação de empreendimentos, e até mesmo lojas online, implementando certificados e plugins necessários para operações de e-commerce.

E claro, mesmo o WordPress.org permite a criação de blogs pessoais, mas com a possibilidade de deixa-lo com a cara e funções que você quiser.

Com o WordPress, as opções para a criação de um site completo são enormes, e um usuário de nível avançado pode fazer miséria com a versão completa. Claro, estes e profissionais devem entender que a contratação de um servidor é necessária, bem como operar o domínio como seria com qualquer outro CMS.

Já os usuários finais que querem uma plataforma simples e prática, encontrarão na versão gratuita do WordPress uma ferramenta perfeita para começar a escrever e publicar seus textos na internet, e quem sabe, migrar para a versão completa no futuro e expandir seus negócios.

Quais são as vantagens de usar WordPress?

Veja a seguir algumas vantagens de usar o WordPress:

  • Versatilidade: o WordPress permite criar diferentes tipos de sites, como lojas virtuais e blogs, por exemplo;
  • Praticidade: a interface do WordPress facilita o uso e o gerenciamento, sendo ideal para iniciantes e usuários que não têm experiência técnica na criação de sites;
  • Número de plugins: por se tratar de um CMS de código aberto, o WordPress oferece uma grande quantidade de plugins e temas que permitem modificar o site a partir das suas necessidades;
  • Integração: o WordPress têm fácil integraçção com ferramentas de análise, como Google Analytics, CRMs, além de plaraformas de e-commerce e redes sociais;
  • Responsividade: o WordPress oferece responsividade de boa qualidade para diferentes dispositivos, como celulares, tablets e PCs.

Quais são as desvantagens de usar WordPress?

A seguir, entenda quais são as desvantagens de usar o WordPress como CMS do seu site:

  • Manutenção: o WordPress exige manutenção constante para o bom funcionamento, já que a compatibilidade de plugins pode ser um problema após as atualizações do serviço.
  • Dependência de plugins: apesar das funcionalidades básicas integradas, é necessário que o usuário faça a instalação de plugins para que consiga usar recursos extras no WordPress.
  • Ataques de segurança: por se tratar de um CMS bastante usado no mundo, o WordPress é alvo frequente de ataques cibernéticos. Por isso, invista em tecnologia que aumente a segurança do seu site.

Relacionados

Escrito por

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.