Como centralizar seus jogos de PC no Steam [Epic, Origin, Rockstar…]
Veja como centralizar seus jogos no Steam, ao adicionar atalhos para os clientes de outras lojas, como Epic Games Store e Origin
É possível centralizar seus jogos de PC no Steam, mesmo aqueles que dependem de outras lojas para rodar. O cliente da Valve permite criar atalhos para os launchers e separa-los em categorias, facilitando em muito a organização de sua biblioteca de games. Veja como centralizar seus jogos no Steam da Epic Games, Origin, Ubi e etc.
Como centralizar seus jogos de PC no Steam
O Steam permite centralizar nele os clientes de jogos como Epic Games Store, Origin, Ubi Store, Battle.net, GOG.com e até jogos que não dependem de clientes, como os antigos executáveis independentes; o Steam não assume o controle de tais jogos, entretanto.
O que ele faz é criar atalhos para outras lojas através de seu próprio cliente, para que você só precise abrir uma interface e ter tudo ao alcance. Proteções de DRM impedem que o Steam seja capaz de executar jogos de outras lojas diretamente, sendo assim, você ainda terá que abrir dois clientes, o Steam e outro, para acessar certos jogos.
Para centralizar seus jogos no Steam, faça o seguinte:
- Abra o Steam e clique em “Adicionar jogo”;
- Clique em “Adicionar um jogo não Steam”;
- Na lista, marque a caixa ao lado de cada cliente de jogos que aparecer;
- Clique em “Adicionar selecionado(s)”;
- Localize um dos clientes na lista e clique com o botão direito do mouse nele;
- Clique em “Adicionar a”, “Nova coleção”;
- Digite um nome para a nova coleção e clique em “Criar coleção”;
- Para incluir outros clientes, clique com o botão direito do mouse sobre cada uma delas, depois em “Adicionar a” e no nome da coleção que você criou.
Ao fazer isso, você terá criado uma categoria separada dos games do Steam, apenas para os outros clientes de lojas de jogos dentro do app da Valve, deixando o processo de encontrar os clientes mais fácil. De novo, este método permite apenas abrir os launchers, não os jogos diretamente.
A única exceção é para o caso de jogos que são instalados diretamente no computador, e que não dependem de lojas para rodar; neste caso, ao incluí-los no Steam e abri-los, serão executados diretamente, mas como atalhos e não pelo cliente da Valve.