Samsung lança sua primeira TV MicroLED de 110 polegadas
Nova TV MicroLED de 110" da Samsung oferece mais brilho que painéis OLED e tem vida útil de até 100 mil horas
Nova TV MicroLED de 110" da Samsung oferece mais brilho que painéis OLED e tem vida útil de até 100 mil horas
A Samsung anunciou, nesta quinta-feira (10), a sua mais nova TV com painel MicroLED. Trata-se de um modelo de 110 polegadas, resolução 4K e HDR que entrou em pré-venda na Coreia do Sul e chegará a outros mercados a partir de 2021.
Um painel MicroLED é constituído de milhões de LEDs microscópicos que emitem luz própria. Via de regra, telas do tipo têm mais brilho que painéis OLED e relação de contraste aprimorada em comparação ao LCD, por exemplo. Além disso, o consumo de energia de TVs MicroLED tende a ser menor em relação a essas mesmas tecnologias.
Em contrapartida, a produção em massa de telas MicroLED envolve muitos custos. Apesar disso, a Samsung vem apostando na tecnologia desde o início de 2018, quando apresentou a The Wall, TV modular com tela de 146 polegadas.
Essa linha vem sendo renovada desde então. No início de 2020, por exemplo, a Samsung apresentou versões da The Wall com MicroLED cujas dimensões chegam a 292 polegadas.
A companhia dá a entender que a fabricação em massa de telas MicroLED já é viável. Por conta disso, a TV anunciada hoje foi desenvolvida especialmente para uso doméstico. Além das 110 polegadas, o modelo traz resolução 4K, HDR, 100% da gama de cores DCI e Adobe RGB, além de praticamente não ter bordas.
Entre os recursos adicionais da novidade está o modo multitela, que “divide” a TV em até quatro partes para exibição simultânea de conteúdo de diferentes fontes. O usuário pode, por exemplo, configurar o equipamento para exibir canais de TV e um filme de streaming ao mesmo tempo (se isso for útil de alguma forma).
Outros recursos incluem sistema de áudio Majestic com som de 5.1 canais e painel MicroLED com vida útil de até 100 mil horas (período equivalente a mais de uma década, segundo a Samsung).
Como já informado, a TV está em pré-venda na Coreia do Sul. A fabricante espera lançá-la em outros países no primeiro trimestre de 2021. Não há previsão de disponibilidade para o mercado brasileiro.
Leia | O que é CCFL? Entenda a tecnologia de backlight usada em telas LCD