Muitos usuários de iOS e Android utilizam o Read it Later e o Instapaper para simplificar a vida e arquivar fontes, tweets e artigos para que sejam lidos ou trabalhados mais tarde.

Ambos são serviços bastante úteis para quem realmente precisa desta funcionalidade e também são projetos muito bem feitos, cumprindo à risca aquilo que anunciam. A boa nova é para quem utiliza o OS X.

Agora gratuito para Mac

Um dos mais populares integradores destes dois serviços para este OS era conhecido como Read Now. Desde ontem, o aplicativo para Mac não só mudou de nome para Read Later, como também passou para freeware e ganhou novas – e boas – funções:

  • Salvar/ler em tela cheia;
  • Cache para bookmarks;
  • Atalhos para teclado;
  • Refinamento no sistema de buscas;
  • Compartilhamento com Evernote;
  • Uma ou outra coisa de layout.

Muitos de nós utilizam uma série de aplicativos de terceiros para guardar a leitura de fontes para depois, porém, basicamente em smartphones e tablets.

Talvez na mesma proporção do que aqueles que sempre procuram uma mesma solução, só que nativa e para desktops, para Mac ou Windows. Existem poucos programas na App Store para preencher este nicho e nenhum deles é free. A maioria nem sequer presta.

Para Windows, a única solução nativa decente que eu conheço é o Winslew. Fora isso, é aquele festival de bookmarlets e esquemas com leitores de RSS e feeds para você possa guardar-para-ler-depois.

A saída era: ou utilizar o belíssimo add-on para navegadores do Readability — e que, aliás, acabou de lançar um app para iPad, além de outras integrações já oferecidas —, ou então talvez o Clearly da Evernote, ainda na seara dos adicionais para browsers.

Mas nenhum freeware decente para Mac.

Até agora. Confira. Download aqui.

Relacionados

Escrito por

San Picciarelli

San Picciarelli

Ex-redator

San Picciarelli é gerente de projetos e mestre em biotecnologia. Fez parte da equipe de redatores do Tecnoblog entre 2011 e 2012, produzindo artigos de assuntos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trabalha com esse assunto desde 2006, mas também tem experiência em design e construção de sites.