Um pesquisador divulgou na semana passada uma falha grave do Android que permite que celulares tivessem seus dados apagados. Pouco depois, um pesquisador de segurança diferente revelou que já foi corrigida no dia 27 de junho desse ano, a data exata do anúncio da versão 4.1 Jelly Bean. Isso significa que aparelhos rodando qualquer versão do Android 4.1 não estão vulneráveis.
Infelizmente não vivemos num mundo ideal onde todos os modelos de Android estão sempre na versão mais atual do sistema. Fabricantes e operadoras são bastante criticadas justamente por não liberarem constantes atualizações para seus aparelhos e de forma rápida. Por isso, alguns deles podem ainda estar com o bug – o Android Police afirma que todos os modelos de Android da HTC estão vulneráveis.
Para aqueles aparelhos que permanecem vulneráveis, especificamente os da linha Galaxy da Samsung, em que a falha está no TouchWiz, a empresa disse que vai liberar um update com a correção em breve. Isso não quer dizer necessariamente que os aparelhos da linha Galaxy receberão o Android 4.1 Jelly Bean, apenas que a empresa vai tapar esse buraco específico no sistema.
Então fica o aviso de cautela. Se o seu Android não recebeu uma atualização específica para corrigir esse bug ou ele não está na versão 4.1 Jelly Bean do Android, tome cuidado ao escanear QR-codes ou abrir links recebidos por SMS ou NFC.
Com informações: CNET.