Rio de Janeiro – A empresa JVCO, controlada pelo empresário brasileiro Nelson Tanure, acusa a TIM de abuso de poder e condutas que levaram a prejuízo para investidores e acionistas, a própria JVCO inclusa na lista dos que perderam dinheiro com recentes movimentos da operadora de capital italiano. Os advogados do acionista pedem indenização baseada na queda dos valores negociados para ações da TIM na bolsa de valores.

Essa não é a primeira vez que a JVCO entra na Justiça do Rio de Janeiro contra a operadora italiana. Em outubro, conforme aponta o jornal Valor Econômico, a JVCO apresentou denúncia contra a TIM na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nacional e à SEC, equivalente à CVM nos Estados Unidos. A CVM tem entre suas funções fiscalizar e garantir a transparência no mercado de ações, sendo um órgão ligado ao governo federal.

De acordo com a JVCO, há erros nos balanços fornecidos pela TIM nos últimos anos. A empresa questiona as decisões financeiras do grupo italiano. Como o Tecnoblog não é um site de notícias financeiras, recomendo que os leitores mais interessados no assunto vão diretamente à fonte para saber do que se trata em detalhes.

Em nota a TIM diz que não se manifesta sobre a ação, mas assegura que todos os balanços divulgados publicamente seguem as diretrizes de transparência, além de serem auditados por firmas independentes.

As ações da operadora fecharam em queda de 3,81% na bolsa de valores.

Vale lembrar que o presidente da TIM na Itália foi afastado de suas funções após acusação de fraude.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.