Sua Santidade, o Papa Bento 16 chega ao Twitter (e só segue a si mesmo)
Em tempos modernos, o principal líder da Igreja Católica deixa de lado os discípulos para conversar com seguidores por meio da internet. O papa Bento 16 chegou ao Twitter nessa semana em diversas contas, incluindo uma em português: @pontifex_pt. Sua Santidade acolhe o serviço de microblog seis anos depois de entrar no ar.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o especialista em novas tecnologias e comunicação digital António Spadaro explicou que Bento 16 não adere ao Twitter por modismo – até porque, cá entre nós, a moda de Twitter está passando rapidamente nos últimos meses. Spadaro afirma que a Igreja compreendeu sua relação com a comunicação desde Pio 4.
Cento e quarenta caracteres parece muito pouco para enviar mensagens de fé e religião. Respondendo a essa questão, o especialista informa que algumas passagens bíblicas têm menos do que 140 toques. “Esta é a chave de leitura justa e de acertada interpretação: cultivar a própria interioridade”, complementa.
No momento em que publicamos este texto a conta @pontifex_pt possui 3,5 mil seguidores. Por sua vez, a conta em inglês @pontifex já aglomera mais de 112 mil seguidores. Bento 16 não tuitou nenhuma mensagem. Não sabemos se será o Sumo Pontífice ou a equipe dele que manterá o perfil atualizado com as últimas notícias da Igreja Católica. O Vaticano promete que o papa responderá questões com a hashtag #askpontifex na audiência de 12 de dezembro.
Curiosamente, o papa segue a si mesmo nas diferentes contas que possui. Somente a si mesmo. Todos sabemos que esse comportamento vai contra os bons costumes do microblog de 140 caracteres. Ou não.
Bento 16 é um papa moderno. Ele usa iPad.