Recorde de “Gangnam Style”: 1 bilhão de exibições
Videoclipe é o mais assistido do YouTube, site de vídeos do Google
Quem diria? O vídeo mais assistido do mundo, diretamente do site de vídeos mais acessado do mundo, alcançou nesta sexta-feira a marca do primeiro bilhão de exibições. Ninguém antes na história havia conseguido tantos acessos em um mesmo vídeo – sem contar as milhares de réplicas no YouTube.
O rapper sul-coreano Psy pode se orgulhar do feito: “Gangnam Style” é oficialmente a produção audiovisual mais assistida das galáxias (até onde temos conhecimento; leitores de outros planetas, sintam-se livres pra me contrariar).
No momento em que escrevo este texto, numa ensolarada tarde no Rio de Janeiro, o original de “Gangnam Style” contabiliza 1.000.382.639 visualizações no site mantido pelo Google. Mais de 6 milhões de usuários sinalizaram o conteúdo como positivo, enquanto 442 mil marcaram como negativo. A dancinha diferente de Psy certamente não agradou a todos.
O rapper Psy se tornou famoso depois de aparecer no YouTube. Não é a primeira vez que a internet transforma um músico em celebridade internacional. Vale lembrar que o jovem Justin Bieber publicava músicas na plataforma antes de fechar parcerias, contratos e conquistar o mundo com a sua música – ainda que você não goste dela, não dá para negar o sucesso do rapaz.
Kevin Allocca (olha o sobrenome do cara!), gerente de tendências do YouTube, diz em nota que Psy possivelmente arrecadou 8,2 milhões de dólares em contratos de publicidade. Mais de 600 mil internautas clicaram no link para comprar a canção “Gangnam Style” na iTunes, a loja de conteúdo da Apple. Custa US$ 1,29 (por volta de (R$ 2,80) por lá.
Antes do K-Pop marcar presença no ranking de mais assistido tínhamos Justin Bieber com a também canção-chiclete “Baby” (clique para assistir por sua conta e risco). Psy desbancou o jovem como mais assistido e agora chega à marca de 1 bilhão de hits. O YouTube até colocou o avatar o cantor dançando no contador de exibições.
“Call me Maybe” apareceu ao lado de ”Gangnam Style” na retrospectiva do YouTube. Tanto esta canção quanto “Baby” são publicadas pelo Vevo.com, um concorrente do YouTube, próprio no YouTube.
Com informações: Google Discovery