Samsung promete processadores de 64 bits nos próximos smartphones
Uma das novidades do iPhone 5s é o processador A7, que a Apple orgulhosamente apresentou como sendo o primeiro chip de 64 bits num smartphone. Como prevíamos, a Samsung não ficaria calada: a sul-coreana anunciou que a sua próxima geração de smartphones também acompanhará a evolução.
Em entrevista ao Korea Times, JK Shin, o chefe da divisão de dispositivos móveis da Samsung, afirmou que acompanhou a cobertura da imprensa sobre o anúncio dos novos iPhones e acrescentou que “os próximos smartphones terão capacidade de processamento de 64 bits”, apesar de dizer que os aparelhos não serão lançados no curto prazo.
Mas para que serve um processador de 64 bits num celular? Este artigo do CNET cita algumas implicações dessa transição. A intenção não seria melhorar o desempenho, mas sim se preparar para o futuro. O hardware precisa evoluir primeiro para que os softwares façam o mesmo. Também há a questão da barreira dos 4 GB de RAM, que cedo ou tarde será ultrapassada, especialmente nos iPads. E, para a Apple, isso facilitaria a possível transição dos Macs para a arquitetura ARM, como apontado por um antigo rumor.
A migração para os 64 bits também é algo natural porque esta é uma das novidades da arquitetura ARMv8, que traz melhorias de desempenho e várias outras mudanças, como as instruções de criptografia embutidas, que podem diminuir o consumo de bateria em alguns casos, e a capacidade de lidar melhor com operações matemáticas mais complexas.
Além da Samsung e da Apple, outras empresas licenciaram a nova arquitetura, como Qualcomm, Nvidia e AMD (que já anunciou chips ARM de 64 bits para servidores). Os chips Cortex-A53 e Cortex-A57, que são baseados na arquitetura ARMv8 e suportam instruções de 64 bits, em breve estarão sendo produzidos em massa, então espere por eles no Galaxy S5 ou qualquer outro smartphone caro lançado no futuro.
Leia | Qual é a diferença entre processadores de 64 bits e 32 bits? Saiba o que muda na arquitetura