Estudantes do MIT ganharão Bitcoins para usar e desenvolver a moeda digital
O Clube de Bitcoin do MIT divulgou ontem uma iniciativa que pretende transformar o instituto em referência para o estudo da Bitcoin. Chamado de MIT Bitcoin Project, a intenção é distribuir uma quantia de 100 dólares na moeda criptográfica para cada aluno. O projeto marcará o início de uma comunidade que fará transações com Bitcoins dentro do campus.
Dessa forma, eles pretendem estudar como serão utilizados os valores e analisar como é a aceitação da Bitcoin dentro de uma comunidade, além de estimular seu uso e fortalecê-la. “Quisemos dar um desafio para algumas das mentes mais brilhantes da tecnologia desta geração: quando você chegar ao campus nesse outono [setembro a dezembro no hemisfério Sul], todos os seus colegas terão acesso à Bitcoin. O que você irá criar para lhes dar maneiras interessantes de usá-la?”, provoca Dan Elitzer, criador do Clube de Bitcoin e estudante de MBA no MIT, um dos nomes por trás do projeto.
O estudante Jeremy Rubin, que também está participando do projeto, compara o MIT Bitcoin Project a liberar o acesso à internet quando a internet não estava nem perto de ser tão popular como hoje. Para o lado do MIT, a iniciativa coloca o instituto na vanguarda do estudo de Bitcoin, sendo o primeiro lugar no mundo com acesso generalizado à moeda.
O pontapé inicial do projeto vem da própria comunidade de Bitcoin, que ajudou Rubin e Elitzer a juntar o equivalente a 500 mil dólares na moeda. O valor será utilizado tanto para financiar os custos de implantação de infraestrutura como para distribuir a renda inicial para os 4.528 alunos de graduação do MIT.
O projeto terá início só no terceiro trimestre. Até lá, a dupla tem o objetivo de facilitar o uso da Bitcoin no campus, conversando com vendedores para que eles aceitem Bitcoins como meio de pagamento, o que estimulará o uso da moeda digital pelos estudantes.
Com informações: The Verge