Sufoco na Copa, sucesso no Twitter
Rede social bate recorde de posts por segundo durante vitória sofrida do Brasil
Haja coração, amigos! Tenho certeza que, assim como aconteceu comigo, o seu sábado foi suado – literalmente. A seleção brasileira enfrentou a do Chile no Mineirão, em Belo Horizonte. Foi um sufoco, mas o Brasil avançou para as quartas de final da Copa do Mundo. Por sua vez, na nossa amada internet quem está batendo um bolão é o Twitter. Há quem brinque dizendo que o site se tornou a rede social oficial do mundial.
O monitoramento feito pelo Twitter confirmou um recorde impressionante: 388.985 tweets em somente um minuto, batendo a marca anterior, obtida durante o Super Bowl, último jogo do futebol americano. No Super Bowl 2014 foram 381.605 tweets por minuto.
De acordo com o microblog, a marca foi alcançada nos minutos finais da partida, quando o santo Júlio César defendeu o último pênalti cobrado pelo Chile.
Embora a atuação do goleiro tenha sido determinante, foi o atacante Neymar o jogador mais citado no Twitter, seguido por Hulk, e só em terceiro lugar, Júlio César. Já em relação aos jogadores do Chile, o pódio de atletas mais citados pelos internautas foi composto por: Alexis Sánchez, Charles Aránguiz e Mauricio Pinilla.
Eu tenho até um causo particular para contar. Foi justamente por causa da Copa do Mundo que obtive um recorde pessoal de RTs. A imagem do Neymar voando em uma vassoura alcançou 2,5 mil retweets e foi favorita por quase mil usuários. Isso contando somente o que foi replicado “oficialmente” da minha conta. Se você pesquisar por Quadribol agora, perceberá que caiu na rede e já virou peixe – sem direito a crédito.
Copa do Mundo de Quadribol FIFA 2014 pic.twitter.com/RLTdlNFuwS
— Thássius ಠ_ಠ (@thassius) 28 junho 2014
O volume de mensagens de 140 caracteres já ultrapassa em muito o visto nos Jogos Olímpicos de Londres, há dois anos. À época, o Twitter tinha registrado 160 milhões de tweets sobre a competição nos 16 primeiros dias de Olimpíadas. A Copa do Mundo 2014 no Brasil já contabiliza 300 milhões de tweets sobre o evento durante os primeiros 15 dias.
Portais de internet que fazem a cobertura da Copa também estão bastante satisfeitos. Por ora não temos números sobre emissoras e sites brasileiros. Lá nos Estados Unidos, a transmissão do jogo entre a seleção americana e alemã no site da ESPN deu pau devido ao alto número de espectadores. A empresa veio a público informar que o primeiro tempo da partida teve pico de 1,4 milhão de espectadores simultâneos.
Também comparando com as Olimpíadas, lá em 2012 a ESPN enfrentou gargalos quando 850 mil internautas abriram a página do WatchESPN para ver o jogo de hockey entre Estados Unidos e Rússia.
Quero só ver quais serão os números da final da Copa do Mundo, em 13 de julho. Ainda mais se o Brasil estiver em campo. O que, vamos combinar, parece um sonho bastante distante no momento.