“Goodbye, world”: Google Code será descontinuado
Má notícia para os desenvolvedores que usam o Google Code: depois de quase dez anos de funcionamento, o serviço entrará para a lista de produtos descontinuados do Google. A decisão foi divulgada hoje (12) pela companhia.
O Google Code surgiu em 2006 com o propósito de servir de repositório para arquivos e documentações de projetos de código-fonte aberto. Além de hospedar esse material, o serviço também dá acesso a APIs e ferramentas que facilitam as atividades de desenvolvimento.
É inegável, no entanto, que a iniciativa nunca foi lá muito relevante. A própria companhia reconhece que, nos últimos anos, o surgimento de alternativas mais interessantes, como GitHub e Bitbucket, fizeram vários projetos saírem do Google Code.
Essa movimentação vem acontecendo até mesmo dentro da companhia: várias equipes de desenvolvimento do Google mantêm projetos de software hospedados em serviços alternativos, especialmente o GitHub (o mais popular da categoria).
A perda de interesse pelo Google Code fica mais evidente se considerarmos a quantidade de projetos relacionados a spams e outras atividades proibidas existentes ali. Em seu anúncio, a companhia explica que, ultimamente, a maior parte das tarefas administrativas no serviço tem relação com o controle de abusos.
Com a decisão de encerramento, o Google Code passa a não admitir mais projetos a partir desta quinta-feira. Os trabalhos já hospedados serão mantidos, mas só por alguns meses: em 24 de agosto, todo o material armazenado ficará em modo de leitura, isto é, não poderá ser alterado; em 25 de janeiro de 2016, haverá o fechamento definitivo. Ou quase: ao longo do ano, os usuários ainda poderão baixar um arquivo TAR contendo o projeto.
Os desenvolvedores quem mantêm materiais no Google Code devem, consequentemente, migrá-los para outros serviços. Para facilitar essa tarefa, o Google criou uma ferramenta de exportação automatizada para o GitHub.
Também há orientações para quem preferir levar seus projetos para o SourceForge ou para o Bitbucket. A empresa oferece também um email de suporte para o procedimento – google-code-shutdown@google.com – e promete ficar de olho em sites como Hacker News e Reddit para esclarecer dúvidas dos usuários.