Criador do Orkut volta com nova rede social: Hello
Orkut Buyukkokten, engenheiro de software mais conhecido pelos brasileiros por ter criado o Orkut, fechado pelo Google em 2014, está de volta com uma nova rede social. Batizada de Hello, a principal diferença em relação a concorrentes como Facebook e Twitter é o foco em “amizades profundas”. Ele está sendo bancado por diversos investidores, incluindo o próprio Google.
Em carta no domínio que abrigava a antiga rede social, Orkut afirma que o Hello é a primeira rede social construída através de amizades profundas, não em “Gostos”, em uma indireta bastante direta ao Facebook. “Nós seguimos o feed de notícias de nossos amigos debaixo de nossos cobertores, no escuro. Nossas vidas são meros pedaços de anonimato e isolamento”, diz.
A única forma de acessar o Hello, ao menos por enquanto, é por meio de aplicativos móveis. Ele traz vários recursos semelhantes a outras redes sociais, como o Folio, uma espécie de feed de notícias baseado nos seus gostos pessoais; e os Personas, que são comunidades focadas em paixões, como “fã de baseball” e “fotógrafo”, por exemplo.
Ao preencher suas Personas, você será apresentado aos Potentials, que são pessoas com hobbies, personalidades e localização parecidas.
A rede social aposta em gamificação para incentivar os usuários a participarem do serviço. À medida que você interage, comentando, amando ou publicando no Hello, pode ganhar pontos, desbloquear conquistas, subir de nível e resgatar recompensas. A interface é quase uma mistura de Instagram com Swarm.
A nova rede social já está disponível para usuários dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O Hello será lançado no Brasil em agosto, mas você já pode pedir um convite nesta página. Ele possui aplicativos para Android e iOS.
Estamos testando o Hello e publicaremos nossas primeiras impressões em breve.