Qualquer leitor do TB certamente já usou o Migre.me para, pelo menos uma vez na vida, encurtar um endereço que estivesse extenso demais. O serviço genuinamente brasileiro, no ar há mais de um ano, tornou-se referência em encurtamento de URLs. Mas na última semana o Migre.me tem passado por dificuldades devido a uma pane no servidor em que estava hospedado.

Leia | Host do Migre.me se manifesta sobre a perda de dados

De acordo com Jonny Ken, criador do Migre.me, o calvário começou nessa semana. Depois de mudar o serviço do UOL Host para uma hospedagem teoricamente mais robusta e segura, essa empresa de hospedagem pediu autorização do Jonny para realizar a manutenção de um servidor, que ficaria fora do ar por cerca de meia hora.

O servidor do Migre.me foi desligado e, na madrugada de segunda para terça-feira, Jonny Ken foi informado de que a empresa responsável pelo host perdeu os arquivos do site. Além disso, a mesma hospedagem também não tinha mais acesso aos backups, que ficavam armazenados no mesmo compartimento.

Questionado sobre os links que já foram encurtados, Jonny Ken disse que, se dependesse do backup da hospedagem, tudo teria se perdido. Mas ele estima que em torno de 60% dos links possam ser recuperados, com o redirecionamento devidamente refeito, a partir de um backup feito pelo Jonny no computador dele.

No entanto, estatísticas, tweets e a estrutura do banco de dados foram completamente perdidos. URLs encurtadas nos últimos dias também não terão como ser recuperadas, infelizmente.

O Jonny Ken, criador do Migre.me, postou agora há pouco um vídeo no YouTube no qual comenta toda essa situação. Assista abaixo.


(vídeo do YouTube)

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.