Os 10 Mandamentos da Mac App Store
Durante a apresentação dos novos recursos que estarão no Mac OS Lion, Steve Jobs dispensou parte de seu tempo para falar de uma ferramenta que tem tudo para dar certo. A Mac App Store permitirá que usuários comprem ou baixem aplicativos para Mac OS de forma super-rápida e bastante intuitiva, como já acontece nos iPhones, iPods Touch e iPad.
E aí vem aquela dúvida: como vai ser a censura que a empresa de Jobs faz dos aplicativos que entram (ou não) na central de downloads? Antes que qualquer um de nós fizesse essa pergunta, a própria Apple fez questão de já responder.
A empresa confirmou nessa quinta-feira que os mesmos termos para aprovação de aplicativos no iPhone OS e no iPad OS serão usados nos aplicativos para Mac. Vamos, pois, aos 10 Mandamentos da Mac App Store, diretamente da tábula do iGod, Steve Jobs. 😛
- Não travarás.
Em resumo, aplicativos que de alguma forma travem o Mac ou apresentem bugs não serão admitidos na loja. - Não oferecerás demo.
Aplicativos em caráter experimental, ou de testes, ou em versão beta, não serão admitidos na loja. - Não protegerás.
Aplicativos com sistemas próprios de autenticação de usuários, como códigos ou chaves de licença, não serão admitidos na loja. - Não limitarás.
Desenvolvedores não poderão oferecer aplicativos por um período de tempo, ou com elementos que precisem ser adquiridos separadamente. - Não iniciarás consumo excessivo de recursos.
Essa parece ir direto na EA Games e outras produtoras de jogos: aplicativos que diminuam rapidamente a bateria ou causem aquecimento em excesso serão reprovados. - Não terás cobiça.
Quanto mais caros forem os aplicativos, mais durona a Apple vai ser na hora de aprová-los (ou não). - Não usarás caminhos tortuosos para atualizações.
É simples assim: aplicativos da Mac App Store deverão ser atualizados por meio das ferramentas que a loja oferece. Nada de atualizadores terceiros. - Não imitarás.
A Apple proibiu terminantemente que os aplicativos oferecidos por meio da Mac App Store tenham visual parecido com aqueles apps nativos do Mac OS, como o Finder, o iTunes e o iChat. Nada de cópias. - Não perturbarás.
Jobs foi claro ao explicar que os aplicativos serão baixados e instalados automaticamente, de modo a aparecerem no Dock imediatamente. Isso significa que aquelas telas com termos de uso etc. não poderão ser usadas. - Não farás roleta russa.
Por algum motivo a Apple detesta roleta russa. Portanto, a “brincadeira” está proibida em todas as App Stores: do Mac, do iPhone e do iPad.
E aí, os 10 Mandamentos da Mac App Store te convenceram?
Com informações: Engadget.
Leia | Desenvolvedor não identificado? Veja como instalar qualquer aplicativo no Mac