Muito se fala sobre a parceria de exclusividade entre a Apple e a AT&T nos Estados Unidos. Esse acordo, porém, está para ser encerrado em fevereiro de 2011, se as informações da agência de notícias Bloomberg estiverem certas. O BusinessWeek, pertencente à agência, afirma que os clientes da Verizon poderão comprar seus iPhones 4 a partir do Dia dos Namorados, que acontece em fevereiro naquele país.

A história da Apple com a AT&T é antiga. Durante a MacWorld 2007 – que acontece no início do ano –, Steve Jobs apresentou ao mundo seu primeiro iPhone, que seria vendido exclusivamente pela Cingular nos Estados Unidos. Mais tarde a Cingular virou AT&T, e desde então o contrato de exclusividade está valendo. Quem não gosta muito disso são os clientes da Verizon Wireless, a maior operadora dos EUA, que ficaram a ver navios na hora de comprar o iPhone.

Mais do que o fim da exclusividade com a AT&T, esse momento para a Apple é importante porque a empresa finalmente poderá oferecer o tão aclamado iPhone 4 também para quem utiliza redes CDMA. Esse é o caso da Verizon, uma das poucas operadoras que ainda insiste nessa forma de comunicação móvel.

O impacto do fim do acordo entre a Apple a AT&T deve ser mínimo aqui no Brasil. As principais operadoras (leia-se: Vivo, Claro, TIM e Oi) já oferecem seus serviços majoritariamente por meio da tecnologia GSM (da qual a banda larga móvel normalmente chamada de 3G faz parte). A última a entrar nesse grupo foi a Vivo, que por anos insistiu no CDMA, mas depois optou pelo GSM quando foi preciso modernizar sua rede.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados