O impensável aconteceu: depois de 6 anos imbatível no primeiro lugar do ranking de distros mais populares do DistroWatch, o Ubuntu perdeu o primeiro lugar. E, vergonha das vergonhas, a derrota veio pelas mãos de uma distro baseada no próprio Ubuntu, a Linux Mint.
Conhecido como uma referência para conhecer novas distros e saber quando uma distro foi atualizada, o DistroWatch libera periodicamente um ranking contendo as distribuições Linux mais populares, e o último ranking trouxe uma surpresa: o Linux Mint superou o Ubuntu.
O que não significa que há mais máquinas instaladas com o Mint no mundo, ou algo assim. O ranking é baseado no número de páginas acessadas dentro do próprio DistroWatch, ou seja, ele define o grau de interesse dos visitantes do site. Mas ainda assim, a mudança merece análise: pela primeira vez em seis anos, há mais pessoas procurando informações sobre o Mint que sobre o Ubuntu.
E os motivos para isso podem ser vários: na ânsia de se tornar mais popular e mais simples para o usuário comum, o Ubuntu vem tomando decisões controversas que desagradam muitos usuários mais antigos. O Unity é um exemplo claro disso, uma interface de usuário que pode até ser simples, mas “trava” usuários mais avançados.
E no meio disso tudo, o Mint é uma escolha comum para esses usuários, por ser baseado no Ubuntu e por não trazer todas essas mudanças. A própria equipe do Mint já declarou que não pretende usar o Unity ou outras soluções mais radicais do Ubuntu.
Essa mudança no ranking pode acabar sendo apenas a ponta do iceberg de uma mudança ainda maior no cenário de distribuições Linux. Se a popularidade do Ubuntu continuar caindo, não seria dificil imaginar um exôdo de usuários para outras distros.
E nesse caso, qual distribuição Linux você usaria?
[polldaddy poll=5655627]
Com Informações: Muktware