Google Drive deve chegar “muito em breve”, diz WSJ
O Google está “muito próximo” de lançar seu próprio serviço de armazenamento na nuvem, informa o Wall Street Journal. Até o momento conhecido com o suposto nome de Google Drive, a novidade terá a dura missão de enfrentar Dropbox, Box.net, SugarSync e Ubuntu One, entre outros, na preferência dos navegantes para estocarem seus arquivos na nuvem.
De acordo com membros de sua equipe de desenvolvimento, o novo serviço deverá chegar ao alcance dos navegantes “nos próximos meses”. O Google Drive estará disponível no Android e Chrome OS – plataformas do gigante da web -, além dos clássicos Windows e Mac OSX. A exemplo de seus concorrentes, poderá armazenar fotos, músicas e filmes. Ainda não se sabe qual será o espaço disponível gratuitamente para os usuários, mas eles poderão ampliar a capacidade do serviço graças a planos pagos de armazenamento, nos mesmos moldes dos que já existem no Gmail.
Os rumores de que o Google prepara um concorrente ao Dropbox não são novos. No ano passado um desenvolvedor descobriu menções a um misterioso “Google Drive” escondidas no código do Google Docs e um outro sujeito notou que o serviço foi exibido por acidente pelo próprio Google durante um keynote. O Google Drive, aliás, chegou a ficar disponível para alguns usuários através de um hack que deixou de funcionar logo após ser descoberto.