Google I/O: veja todas as novidades que o Google apresentou hoje
Confira recursos novos no Google Fotos, Assistente, News, Maps, Gmail, Android P e outros produtos do Google
Confira recursos novos no Google Fotos, Assistente, News, Maps, Gmail, Android P e outros produtos do Google
Aconteceu nesta terça-feira o Google I/O, conferência anual para desenvolvedores do Google. A empresa apresentou diversas novidades para os seus produtos, como o Google Fotos, Assitant, News, Maps, Gmail, Android P e outros.
Como esperado, o principal assunto na conferência foi o uso de inteligência artificial em diferentes apps e recursos do Google — agora o Assistente sabe até fazer ligações! Confira as novidades mais importantes:
Tem pouco tempo? Tudo bem, aqui vai um resumão para você ler em 1 minuto:
O Google Fotos ficou ainda mais inteligente: o aplicativo é capaz de fazer sugestões de edição, como remover as cores do plano de fundo; ou, pasmem, colorir uma foto em preto-e-branco (!). Além disso, agora ele sabe escanear documentos e sugere compartilhar fotos de seus amigos com eles. Veja mais informações no post completo.
Agora, o Gmail poderá sugerir o texto de um e-mail enquanto você escreve. É com o Smart Reply, mas funciona com frases: se você digitar “Não vejo você”, ele sugere terminar com “há algum tempo”. E se você começar a frase “Meu endereço é”, o Google vai autocompletar isso com seus dados cadastrados. Veja mais informações no post completo.
Aqui, o que me deixou mais boquiaberto: você pode pedir para o Google Assistente agendar um corte de cabelo ou fazer uma reserva em um restaurante, por exemplo. O diálogo é incrível e assustador ao mesmo tempo: o Assistente até fala “aham” e parece entender muitas nuances de uma conversa. Veja o diálogo inteiro no post completo.
Além disso, o assistente é capaz de interpretar mais de um comando ao mesmo tempo e tem seis novas vozes, incluindo a do cantor e compositor John Legend. Para quem usa Google Home, será possível mapear uma voz específica para cada usuário.
Para ajudar na navegação ponta-a-ponta em algumas ruas da cidade, o Google Maps ganhou um modo de realidade aumentada, capaz de usar a câmera do seu celular e os dados do Street View para apontar as direções até o seu destino.
O Google também mostrou uma nova seção “For You” no Maps, que é capaz de recomendar lugares que você pode gostar perto da sua localização. Ele leva em conta suas avaliações anteriores e o tipo de comida que você gosta.
Até a próxima semana, o Google vai relançar o app do News, sua plataforma de distribuição de notícias, para Android, iPhone e web. Dividido em quatro seções (For You, Headlines, Favorites e Newsstand), ele é capaz de recomendar notícias para você, mostrar um resumo da cobertura de um tema em específico, apresentar artigos de opinião e checagens de fatos relacionadas e permite assinar jornais direto do aplicativo. Veja mais informações no post completo.
O Android P, ainda em beta, recebeu mais novidades. Uma delas é o controle da multitarefa a partir de gestos (como no iPhone X); não há mais um botão multitarefa. Basta deslizar a barra inferior para cima para abrir o menu multitarefa.
No evento, o Google também deu destaque para algo chamado bem-estar digital, ou seja, impedir que o smartphone atrapalhe a sua vida. O Dashboard vai mostrar quanto tempo você passa em cada app, quantas notificações recebeu, e quantas vezes desbloqueou a tela. Por exemplo, será possível saber quanto tempo você assistiu YouTube, não só no celular como também no desktop.
Assim como no Google Fotos e Gmail, o Android P está ganhando recursos de inteligência artificial. Um deles é o Adaptive Battery, que limita o uso da bateria por apps que você usa pouco. Isso levou a uma redução de 30% no número de vezes em que o processador sai do modo standby.
Outro, o Adaptive Brightness, detecta suas preferências de brilho da tela, e leva isso em consideração ao fazer ajustes automáticos, em vez de depender apenas do sensor de luz ambiente. Por fim, a lista de aplicativos instalados vai sugerir, no topo, os cinco apps mais relevantes para você e ações para realizar dentro de um aplicativo. Por exemplo, se você conectar seus fones de ouvido, aparecerá a sugestão de abrir o Spotify e ouvir a faixa mais recente.
O beta apresentado hoje do Android P estará disponível para os smartphones Pixel, além de dispositivos como o Essential Phone, Sony Xperia XZ2, Nokia 7 plus e Xiaomi Mi Mix 2S. Veja mais informações no post completo.
O Google Lens, recurso para reconhecer objetos em fotos e no visor da câmera, agora poderá ser usado diretamente no app de câmera de dez Androids, como o Google Pixel 2 e o LG G7 ThinQ.
Além de ajudar no reconhecimento desses objetos, o Lens consegue interagir com eles. Se você apontar a câmera para um manequim, por exemplo, ele é capaz de mostrar o link para comprar uma determinada peça de roupa; se você apontar para um livro, ele lê o conteúdo e permite selecionar o texto.
Com informações: The Verge.