Os principais recursos do iOS 12 que a Apple não mencionou na WWDC

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone X e iOS

O destaque da conferência WWDC, como de costume, ficou para o iOS. A Apple anunciou diversas novidades, como formas de reduzir distrações, notificações agrupadas (finalmente!) e atalhos para a Siri.

Alguns recursos acabaram não sendo mencionados, como os gestos do iPhone X para o iPad; conveniências para usar senhas; e algumas medidas adicionais de segurança. Estes são os detalhes mais interessantes na primeira prévia do iOS 12.

Você já pode testar o beta público do iOS 12

iOS 12 chegará para iPhone 5s e outros modelos antigos; veja se o seu está na lista

iPad ganha gestos do iPhone X

Rumores dizem que o próximo iPad terá um design semelhante ao iPhone X, com notch na tela para o Face ID, e nada de botão Home físico.

Isso parece mais provável com o iOS 12: você pode deslizar para cima no Dock e voltar à tela inicial, em vez de pressionar o Home.

Além disso, a barra de menu agora separa a hora e data no lado esquerdo, e o Wi-Fi/4G, Bluetooth e bateria no lado direito — talvez liberando espaço para um entalhe. É possível acessar a Central de Controle deslizando a partir do canto superior direito, assim como no iPhone X.

Código para autenticação por dois fatores

https://twitter.com/Sonikku_a/status/1003765010571509760

Se você receber uma mensagem de texto com um código, o Mensagens vai enviá-lo para o app correspondente.

Por exemplo, se você recebeu “Seu código para fazer login no Twitter é 123456”, o iOS 12 vai repassar essa sequência de números para o Twitter.

Estatísticas mais detalhadas de bateria

Indo em Ajustes > Bateria, você encontrará um gráfico exibindo o consumo de energia nas últimas 24 horas, além de quanto tempo você usou o aparelho ao longo do dia.

Widget com detalhes sobre uso

O iOS 12 também traz um novo recurso chamado Tempo de Tela, que mostra seu uso de redes sociais, apps de produtividade e jogos. Há um novo widget para você ver essas informações de relance.

Preenchimento automático de senha

O iOS 12 poderá sugerir senhas guardadas em gerenciadores como 1Password e LastPass, caso o desenvolvedor ative esse recurso através da nova Password Manager API.

Aviso se você reutilizar senhas

O iCloud Keychain guarda suas senhas para fazer login mais rápido no Safari. Isso está sendo estendido: o iOS 12 também traz preenchimento automático dentro de apps.

Além disso, se você estiver reutilizando senhas entre serviços, o iOS avisará que isso não é seguro, e vai sugerir uma credencial forte — que pode ficar salva no Keychain e ser preenchida automaticamente depois.

Desativar USB após uma hora

O iOS 12 ganhou uma opção para barrar acessórios USB caso seu aparelho não tenha sido desbloqueado por uma hora. A ideia é impedir que espionem seu dispositivo com ferramentas como a GrayKey, usada pelo FBI. Isso está disponível em Ajustes > Touch ID e Código (ou Face ID e Código no iPhone X).

Melhoria no modo Não Perturbe

O modo Não Perturbe finalmente acrescenta “alertas críticos”, que têm autorização para exibir notificações a qualquer momento. Isso é útil para evitar distrações, mas não perder chamadas do seu chefe, por exemplo.

iPhone X permite cadastrar até dois rostos

Quando você cadastra as digitais de duas pessoas em um mesmo dispositivo, ambas podem desbloqueá-lo sem depender de senha. Com o iPhone X, isso não é possível.

Por isso, a Apple está acrescentando suporte a dois rostos no Face ID. Basta ir em Ajustes > Face ID & Código para cadastrar outra pessoa.

Ficou mais fácil fechar apps no iPhone X

Os gestos do iPhone X são bem convenientes, e vêm aparecendo até mesmo em dispositivos Android. No entanto, fechar apps é meio complicado: você desliza para cima, segura em um card e depois toca no botão vermelho com sinal de menos (-).

No iOS 12, basta deslizar para cima — o que abre a lista de apps abertos — e depois deslizar qualquer um dos cards para cima.

Com informações: MacRumors, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados