WWDC 2023 começa em 5 de junho e pode ter anúncio do headset de VR da Apple

Conferência não costuma trazer novidades de hardware, mas headset e novos Macs são especulados; evento deve apresentar iOS 17 e macOS 14

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 3 meses
Imagem do anúncio da WWDC 2023
Imagem do anúncio da WWDC 2023 (Imagem: Divulgação/Apple)

A conferência anual da Apple para desenvolvedores já tem data para acontecer. A Worldwide Developers Conference, mais conhecida como WWDC, está marcada para os dias 5 a 9 de junho de 2023. O evento terá sessões online para os profissionais, e uma apresentação no Apple Park está marcada para 5 de junho. O evento pode ter o tão aguardado headset de realidade virtual da marca, e deve trazer novidades sobre os sistemas operacionais da empresa, como o iOS, o iPadOS e o macOS.

Gratuita a todos os desenvolvedores registrados nas plataformas da marca, a WWDC é voltada para capacitar os profissionais por sessões, laboratórios e apresentações.

Para quem é consumidor, o foco está nas novidades de software dos produtos Apple. Devemos ver o anúncio do iOS 17, do iPadOS 17 e do macOS 14, além de novidades para watchOS e tvOS.

Entre os rumores envolvendo o iOS 17, temos sideloading de apps, lojas alternativas e navegadores com motores de renderização próprios.

Todas essas mudanças seriam uma resposta da Apple às pressões de entidades regulatórias, principalmente da União Europeia, contra o que consideram ser um monopólio.

Headset e novos Macs podem aparecer na WWDC 2023

O evento geralmente não traz novidades de hardware, mas, em algumas ocasiões, a Apple quebra esta regra. Foi o caso de 2022, quando a empresa lançou o MacBook Air e o MacBook Pro de 13 polegadas com o chip M2, também anunciado no evento.

Em 2023, quem tem chance de aparecer é o headset de realidade virtual, que vem sendo desenvolvido e especulado há anos.

Outros palpites incluem um novo Mac Pro — já que o prazo de dois anos para abandonar os chips Intel está se esgotando — e um MacBook Air de 15 polegadas.

iPhone 15? Só em setembro

Quem certamente não dará as caras é o iPhone 15. Ele é apresentado tradicionalmente em um evento próprio, em setembro.

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Dynamic Island deve chegar em toda a linha iPhone 15, incluindo modelos não-Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Entre as mudanças, a Dynamic Island deverá chegar a todos os modelos da linha. Um novo sensor fotográfico da Sony deve melhorar as imagens em ambientes escuros.

Também deve haver uma substituição desejada por muita gente: o conector Lightning deve sair, dando espaço ao USB-C, como exigido pela União Europeia.

Com informações: Apple, The Verge

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados