Tensão entre EUA e China pode fazer Apple fabricar iPhones na Índia

Decisão deve valer para os iPhones XS e XR; fabricação na índia pode livrar Apple de complicações caso a guerra comercial entre EUA e China se intensifique

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone XR

As relações comerciais entre China e Estados Unidos andam tensas e não há nenhum sinal de trégua para 2019. Em uma aparente tentativa de escapar do fogo cruzado, a Apple pode adotar uma estratégia um tanto ousada: fabricar os iPhones XS, XS Max e XR na Índia a partir do próximo ano.

É o que dizem fontes ouvidas pela Reuters ligadas à Apple e à Foxconn. Não que a Índia seja um território inexplorado por ambas as companhias. Modelos mais antigos, como iPhone SE e iPhone 6S, passaram a ser montados no país em 2017. Além disso, a Foxconn produz smartphones para outras companhias na Índia, entre elas, a Xiaomi.

A produção dos modelos mais antigos do iPhone na Índia é feita em uma fábrica da Wistron. Já a dos iPhones mais recentes deverá ficar a cargo da unidade da Foxconn na cidade de Sriperumbudur. A companhia investirá o equivalente a US$ 356 milhões para expandir a fábrica. Até 25 mil empregos poderão ser gerados com as novas linhas de produção.

Para a Apple, manter parte da produção na Índia pode diminuir sensivelmente o risco de complicações operacionais caso as relações entre China e Estados Unidos fiquem mais complicadas — vale lembrar que os modelos atuais do iPhone são fabricados na China.

O clima de tensão entre os dois países também seria um dos motivos para a Foxconn estar considerando a montagem de uma fábrica no Vietnã. Pelo menos é o que a mídia estatal vietnamita relatou no início do mês. Essa unidade estaria sendo planejada justamente para a produção de equipamentos para a Apple.

Foto via Pixabay

iPhone 6S

Mas o foco na Índia deve fazer mais sentido. O mercado indiano é gigantesco e, ao mesmo tempo, muito disputado por conta da forte presença das marcas chinesas. A produção local poderia deixar os iPhones atuais mais competitivos por lá e livrar a Apple das altas tarifas de importação aplicadas pelo governo indiano.

Foram justamente essas tarifas que levaram a Apple a decidir pela produção dos iPhones SE e 6S na Índia. Esses modelos acabaram não tendo vendas expressivas por lá, mas, aparentemente, a companhia acredita que poderá ter mais sucesso com os iPhones mais recentes.

Apple e Foxconn foram procuradas, mas não comentaram o assunto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados