Início / Notícias / Telecomunicações /

Pequenos provedores, TIM e Vivo lideram em satisfação com banda larga

Entre as grandes, Vivo e TIM são as operadoras com maior satisfação de banda larga fixa; Claro empata com Oi no 3º lugar

Lucas Braga

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Anatel divulgou uma pesquisa sobre a qualidade percebida dos serviços de telecomunicações em 2020, e houve queda na satisfação geral da banda larga fixa. As melhores colocações foram provedores de internet de pequeno porte; das grandes operadoras, TIM e Vivo ficaram na frente da Claro/NET, Sky e Oi.

Cable Modem da banda larga Claro NET Virtua. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Satisfação da banda larga da Claro/NET caiu em 2020 (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

TIM e Vivo são as grandes com melhor colocação

A operadora com a melhor posição no ranking é a Unifique, com nota 7,76, seguido pela Brisanet, com 7,73 – ambas são consideradas prestadoras de pequeno porte (PPPs) e disputam o 1º lugar. A Anatel coloca Algar, TIM e Vivo na segunda posição e Claro/NET, Sky e Oi no terceiro lugar. Veja o índice completo:

ColocaçãoProvedorSatisfação geral em 2020Diferença
1º lugarUnifique7,76-0,26
Brisanet7,47+0,26
2º lugarAlgar7,13+0,27
TIM6,91-0,05
Vivo6,80+0,02
Sercomtel6,65 -0,04
3º lugarClaro/NET6,52-0,29
Sky6,08+0,09
Oi5,78-0,24
4º lugarHughesNet (satélite)4,86-0,80
Média das operadoras6,51-0,12

A Anatel destaca que os temas com as melhores avaliações são: cumprimento do prazo combinado para instalação; qualidade da instalação do serviço; tempo de espera entre a solicitação de instalação e a visita do técnico; clareza das informações na conta; e cumprimento do prazo combinado para reparo.

Já os itens com piores avaliações são: tempo de espera para falar com atendente; resolução do cancelamento de serviços ou pacotes; resolução do problema de cobrança; resolução do problema de funcionamento; e resolução da alteração de plano ou condição comercial.

Um dado importante é que dois entre cada três contatos com as empresas de banda larga são para falar sobre algum problema de funcionamento, e 43,9% das solicitações envolvem pedidos de reparo. A maior parte dos atendimentos foi feita via telefone, e a segunda plataforma mais utilizada são canais online (site ou app da operadora).

PB tem melhor satisfação de banda larga; RJ fica abaixo da média nacional

O estado brasileiro com a maior satisfação de banda larga é a Paraíba, com média de 7,37. O índice foi puxado pela Brisanet, que se manteve no 1º lugar com avaliação de 8,12. Vivo e Claro disputam o 2º lugar, e a Oi é a última colocada, com nota 5,97.

Já a pior satisfação é no Tocantins, com média de 5,93, bem abaixo da média nacional. A primeira colocada é a Claro, com nota 6,58, seguida pela Oi com 5,76.

Dos mercados mais importantes, São Paulo teve a satisfação média de 6,55, pouco acima da média nacional. O provedor com melhor resultado foi a Algar, e no segundo lugar disputam Vivo e TIM. A Claro se mantém na terceira colocação em conjunto com a Sky, e o pior índice é o da HughesNet, com nota 4,69.

No Rio de Janeiro, a satisfação em 2020 também foi abaixo da média nacional. A TIM é a prestadora que figura no 1º lugar do ranking, enquanto Vivo e Claro disputam a segunda posição. A Oi novamente aparece como a última colocada, com nota 5,35.

As informações completas para cada estado estão disponíveis no painel de dados do consumidor da Anatel.