Windows 10 muda visual do Windows Explorer e ícone do Bloco de Notas
Nova build do Windows 10 traz mudanças no Windows Explorer, na organização de áreas de trabalho virtuais e mais

O Windows 10 está recebendo uma série de pequenas mudanças na interface que, quando somadas, podem incrementar a experiência do usuário com a plataforma. Um novo padrão de organização dos desktops virtuais é uma delas, bem como um visual renovado no Windows Explorer. Há novidades até para o Bloco de Notas, que vai ganhar um novo ícone.
Windows 10 (imagem: Unsplash)
Os desktops virtuais são uma mão na roda para quem lida com muitas tarefas no mesmo intervalo de tempo. Você pode ter uma área de trabalho com ferramentas profissionais e outra com aplicativos para estudos, por exemplo. Dependendo das circunstâncias, alternar entre elas pode ser mais prático do que pular de janela em janela.
Na Build 21337 do Windows 10, o usuário poderá reorganizar a posição das miniaturas dos desktops virtuais no modo de exibição de tarefas, que surge com o comando Windows + Tab.
Com a atualização, também será possível alterar o papel de parede de áreas de trabalho específicas, o que deve facilitar a distinção visual entre elas por usuários que usam desktops virtuais com frequência.
Reorganização de desktops virtuais no Windows 10 (animação: Microsoft)
O Windows Explorer (chamado oficialmente de File Explorer ou, no Brasil, Explorador de Arquivos) também está sendo atualizado para exibir mais espaçamento entre seus elementos, o que deve tornar o seu uso um pouco mais confortável visualmente.
A Microsoft alerta que o novo visual ainda não foi finalizado, por isso, pode sofrer mudanças. Por outro lado, tudo indica que o grosso do trabalho já foi feito.
Usuários que não se adaptarem a essa mudança poderão voltar ao padrão atual ativando o modo compacto na opções do menu Exibir.
Entre as demais novidades reveladas pela Microsoft estão o Auto HDR, que melhora automaticamente a experiência com jogos compatíveis com HDR, novas configurações de legendas entre os recursos de acessibilidade e, claro, correções de bugs.
A inclusão definitiva do Windows Terminal como um aplicativo nativo do Windows 10 (e não mais como uma ferramenta a ser instalada separadamente) também faz parte das mudanças. Apesar disso, o Windows Terminal continuará sendo atualizado via Microsoft Store.
O Bloco de Notas (Notepad) também poderá ser atualizado por meio da loja de apps. Aliás, a ferramenta recebeu um ícone novo:
Novo símbolo do Bloco de Notas (imagem: divulgação/Microsoft)
No momento, todas essas atualizações se limitam à Build 21337 do Windows 10, recém-liberada para participantes do programa Windows Insider. A disponibilização para todos os usuários vai levar mais algum tempo.