Google Chrome deve ganhar interface de download parecida com Edge e Firefox

Versão de testes permite aposentar barra de downloads do Chrome e usar janela suspensa; última atualização suporta arrastar e soltar

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças / Unsplash)
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças / Unsplash)

O Google Chrome trouxe muitas inovações desde quando foi lançado, que logo foram adotadas por outros navegadores. Agora, é a hora de ele fazer o caminho contrário. O browser vai ganhar um redesign da sua área de interface de downloads, que deve ficar bem parecida com a de Firefox e Edge.

Atualmente, os downloads feitos no Chrome aparecem em uma barra na parte inferior da tela. É possível acompanhar o progresso de cada arquivo, abri-lo ou arrastá-lo para outra pasta.

Também é possível ver um histórico do que foi baixado em uma aba de Downloads, que pode ser acessada com o atalho Ctrl+J.

Isso era um diferencial em 2008, quando o navegador foi lançado — o Internet Explorer abria uma janela para cada download, por exemplo. Aos poucos, porém, o browser do Google foi ficando para trás.

Janela do Google Chrome com barra de downloads na parte inferior
Janela do Google Chrome com barra de downloads na parte inferior (Imagem: Reprodução / Google)

A barra na parte inferior da interface ocupa muito espaço. Microsoft Edge e Mozilla Firefox, por exemplo, deixam os downloads em um botão ao lado da barra de endereços. Ao clicar nele, uma lista suspensa se abre. Bem mais prático e eficiente.

O Chrome agora vai se mexer e adotar uma solução parecida.

A download bubble (ou bolha de downloads, em tradução livre) pode ser ativada na versão 105 do Chromium, projeto de código aberto que serve de base para o Chrome (e também para o Edge, o Brave e mais navegadores).

Download bubble, a janela suspensa de downloads do Chrome (Imagem: Reprodução / Reddit)

Esta versão só foi disponibilizada por enquanto no canal para desenvolvedores do Canary, programa de testes do browser.

Interface fica mais completa

Ela apareceu há alguns meses, mas ficou mais prática na última atualização. Agora é possível arrastar e soltar arquivos para outras pastas ou programas.

Não chega a ser uma evolução — é possível fazer isso na barra ou na página de downloads atual — mas dá sinais de que, quando o recurso for lançado, ele estará completamente funcional.

Por falar nisso, ainda deve levar um tempo até este recurso ser disponibilizado para todos. Os primeiros testes começaram há três meses, e tudo precisa correr bem no canal dev para chegar ao beta e, então, à versão estável do Chrome.

Com informações: Android Police, Gizchina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados