Bate-papo UOL, é você? Instagram deve lançar grupos públicos de conversa

Recurso permite que bate-papos públicos sejam criados na plataforma, conectando pessoas com interesses em comum

Paula Alves
Por
Logotipo do Instagram

As conversas do Instagram estão prestes a ganhar um upgrade. Agora, além das mensagens privadas da rede social, rumores apontam que a plataforma deve permitir a criação de salas de bate-papo públicas no aplicativo. Apesar de ainda não confirmado pela empresa, recurso foi descoberto por usuário do Twitter.

Dos fóruns online, até o bate-papo UOL e os servidores públicos do Discord, grupos em que qualquer pessoa pode se juntar para conversar sobre um determinado assunto são uma realidade na internet já há muitos anos.

Ao que tudo indica, o Instagram também deve aderir em breve a esse modelo, lançando uma ferramenta na plataforma em que é possível criar um grupo público de conversa.

O recurso foi descoberto pelo desenvolvedor mobile Alessandro Paluzzi, que em julho já havia falado sobre a existência da ferramenta, mas nesta terça-feira (27) compartilhou uma imagem em seu Twitter que mostra mais detalhes de seu funcionamento.

Segundo as informações mostradas por Paluzzi, o usuário poderá criar um espaço de conversa acessível para qualquer membro do Instagram. Com o intuito de conectar pessoas com um mesmo interesse em comum, esse espaço será moderado pelos administradores do grupo, que podem tanto apagar conteúdos quanto remover participantes que ameacem a segurança do bate-papo.

Além disso, visando a preservação de um espaço respeitoso e cordial, os grupos públicos de conversa precisarão obedecer a algumas normas estabelecidas pela própria plataforma; as chamadas Diretrizes da Comunidade.

Aceite: o Instagram está mudando e não há muito o que você possa fazer / Foto de Andrea Piacquadio / Pexels
Jovem mexendo no celular (Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels)

DM do Instagram deve esconder nudes

A preocupação em aumentar os recursos de comunicação, mas manter a segurança de seus usuários diante dessas interações parece ser um assunto atualmente em pauta no Instagram.

Também neste mês, Paluzzi publicou informações a respeito de uma ferramenta desenvolvida pela rede social que detecta e cobre nudes enviados pela DM, impedindo assim que uma pessoa dê de cara com uma imagem indesejada ao abrir o bate-papo.

Ao encontrar um envio como esse, o próprio usuário pode escolher visualizar ou não o conteúdo, tendo a liberdade, inclusive, de desativar essa camada extra de proteção, caso a ache desnecessária.

Pouco dias após a descoberta, a própria rede social confirmou o desenvolvimento do recurso ao The Verge, fazendo um paralelo da ferramenta com o Palavras Ocultas do Instagram. Voltado para textos, o recurso possibilita que o usuário filtre palavras ofensivas, bloqueando solicitações de mensagens enviadas com elas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados