Galaxy Note 20 brasileiro recebe o Android 13, mas usuários reclamam de bugs

Samsung já está distribuindo o Android 13 no Brasil; famílias Galaxy Note 20 e Galaxy S22 foram as primeiras a receber a One UI 5 no país

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 5 meses
Galaxy Note 20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Galaxy Note 20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung já está distribuindo o Android 13 aos seus celulares. Na semana passada, foi a vez do Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra, um dos primeiros modelos a receber a nova versão do sistema operacional do Google. A atualização, porém, tornou-se alvo de queixas de usuários por problemas que surgiram após a instalação da One UI 5.

A compilação estável do software começou a ser liberada aos usuários no último dia 19. Segundo as notas de atualização, a dupla já pode ser atualizada para o Android 13, que confere melhorias no design, em privacidade e afins.

Os pacotes chegam aos telefones lançados em 2020 com o patch de segurança de outubro de 2022.

Além do changelog, o update foi relatado por usuários no fórum Samsung Members. “Chegou a atualização para o [Galaxy] Note 20 Ultra”, disse uma pessoa nesta quarta-feira (23). “Meu Galaxy Note 20 Ultra atualizou para a One UI 5.0, baseada no Android 13, no dia 19”, afirmou mais uma pessoa. 

Os relatos também compreendem a edição convencional da linha, o Galaxy Note 20. 

Seguindo o compromisso firmado pela Samsung em 2020, este é mais um refresco que a dupla ganha desde a sua estreia com o Android 11 e One UI 3. No ano passado, os celulares receberam o Android 12 com One UI 4.

Agora, com a chegada do Android 13, esta seria a atualização de sistema operacional derradeira aos últimos modelos da linha Note.

Os smartphones, no entanto, vão receber atualizações de segurança até o ano que vem.

Galaxy Note 20 recebe Android 13 (Imagem: Reprodução/Samsung Members)
Galaxy Note 20 recebe Android 13 (Imagem: Reprodução/Samsung Members)

Como atualizar o Galaxy Note 20 para o Android 13?

Quando a atualização está disponível, a Samsung emite uma notificação aos celulares. Ao recebê-la, você só precisa seguir as orientações para instalar a nova versão do sistema operacional.

Mas também é possível fazer uma verificação manual pelas configurações do Android:

  1. Abra as configurações do celular;
  2. Vá em “Atualização de software”;
  3. Toque em “Baixar e instalar”.

Agora é só aguardar a verificação. Se a atualização estiver disponível, confira as instruções e seja feliz. 

Lembre-se que é recomendável fazer um backup antes do update.

Usuários reclamam de bugs ao atualizar para a One UI 5

A atualização era esperado por muitos usuários. Afinal, o Google liberou a versão final do Android 13 em agosto. Mas nem todos estão satisfeitos com a novidade: alguns usuários estão se queixando de falhas na atualização no fórum da Samsung.

Parte das reclamações vem de um tópico com o título “Não atualize para a nova versão”, criado nesta segunda-feira (22). Na publicação, o autor informa que “todas as tarefas estão travando” e que nem restaurar as definições de fábrica resolveu o problema.

“Espero ansiosamente por uma correção”, disse o dono do Galaxy Note 20 Ultra.

Outros tópicos dão sequência aos relatos de problemas. No mesmo dia, um usuário informou que encontrou bugs no botão para girar a tela, que deixou de aparecer em alguns momentos.

Nos comentários, mais um proprietário do smartphone disse que, além da câmera, que estava fechando sozinha, o brilho estava sendo alterado automaticamente, mesmo com o sensor desligado nas configurações.

Também há queixas relacionadas ao carregamento rápido, que parou de funcionar após a atualização. 

Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Samsung atualiza Galaxy S22 no Brasil

O Galaxy Note 20 é um dos primeiros modelos a receber a nova versão do Android no Brasil. Nesta terça-feira (22), foi a vez do Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra, modelos revelados no começo do ano com Android 12 e promessa de quatro anos de atualização do sistema.

A Samsung também já está distribuindo a One UI 5 ao Galaxy S20 FE e S21 FE no exterior.

A marca sul-coreana está levando o update a mais modelos. É o caso do Galaxy A71, Galaxy F62, Galaxy Note 10 Lite e o Galaxy Tab S7, segundo o XDA-Developers. O quarteto, no entanto, ainda não foi atualizado no Brasil.

Receba mais sobre Android 13 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados